Notícias McMurtry Spéirling consegue andar colado ao teto

Arranque a Frio

McMurtry Spéirling consegue andar colado ao teto

A ventoinha do McMurtry Spéirling gera o dobro do seu peso em downforce — força suficiente para o colar ao teto. Na prática, funciona mesmo?

McMurtry Spéirling de rodas para o ar
© McMurtry Automotive

O McMurtry Spéirling volta a surpreender com uma demonstração, no mínimo, inacreditável do poder da sua ventoinha traseira.

Este pequeno míssil elétrico pesa apenas 1000 kg, mas a ventoinha consegue gerar 2000 kg de força descendente (downforce) — e faz isto com o carro parado.

Na teoria, é suficiente para manter o McMurtry Spéirling colado ao teto. A demonstração abaixo mostra que é mesmo possível.

Como se pode ver, o Spéirling está sobre uma plataforma rotativa. Quando a ventoinha é ativada, a plataforma gira 180º e o carro fica completamente virado ao contrário… e colado.

Mais surpreendente ainda: nessa posição invertida, o McMurtry Spéirling avança por conta própria — eliminando qualquer hipótese de truques com cola ou ímanes. Impressionante.

Ao volante estava Thomas Yates, cofundador e diretor da McMurtry Automotive, que deixou o aviso: “Isto é só o início. Com uma pista mais longa ou um túnel adequado, poderemos ir ainda mais longe”.

Veja ou reveja também o McMurtry Spéirling a destruir o recorde da pista do Top Gear:

McMurty Spéirling Pure - 3/4 de frente
Arranque a frio

Recorde de 20 anos da pista de Top Gear foi destruído

Foram precisas duas décadas para encontrar um novo recordista na pista do Top Gear. Em vez de um F1 agora está um… aspirador com rodas?

André Mendes

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.