Notícias Se fizer isto o AMG One bloqueia o motor

Arranque a Frio

Se fizer isto o AMG One bloqueia o motor

Com um V6 derivado da Fórmula 1, o AMG One tem sensibilidades e «manias» que não estamos habituados a ver nos carros de estrada.

Mercedes-AMG One traseira
© Mercedes-AMG

Colocar o motor de um Fórmula 1 num automóvel de estrada nunca é uma tarefa simples. A Mercedes-AMG que o diga, que viu-se obrigada a atrasar o início de produção do One por diversas ocasiões, tal a «empreitada» que tinha em mãos.

Ultrapassados todas as dificuldades de engenharia, uma coisa é certa: o AMG One acabou por se destacar em vários capítulos — incluindo um recorde no Nürburgring —, impulsionadas por uma mecânica híbrida que ascende aos 782 kW (1063 cv).

No entanto, esta é uma mecânica sensível. Certamente já terá ouvido que o V6 com 1,6 litros derivado da F1 tem que ser revisto e reconstruído a cada 50 000 quilómetros. Mas há mais.

Mercedes-AMG One no Nürburgring vista dianteira

O procedimento de arranque tem de ser levado à risca. Se desligar o carro seis vezes seguidas antes do motor de combustão atingir a sua temperatura de funcionamento ideal, o carro bloqueia e fica impedido de ser utilizado. O que obriga a chamar um engenheiro da marca de Affalterbach (munido de um portátil) para o repor ao estado normal.

Este segredo foi revelado no mais recente vídeo de Nico Rosberg, antigo campeão do mundo de F1, que recebeu finalmente o seu AMG One:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.