Notícias Renault 5 Turbo. Quando Turbo era sinónimo de performance e loucura

Arranque a Frio

Renault 5 Turbo. Quando Turbo era sinónimo de performance e loucura

Houve um tempo em que Turbo era sinónimo de muita performance e insanidade e o Renault 5 Turbo continua a ser um dos símbolos máximos dessa era.

Renault 5 Turbo na estrada, perfil
© Renault

Esta semana a Renault revelou um novo 5, que vai assumir novas responsabilidades na era da eletrificação. Houve um tempo, contudo, em que as prioridades eram outras: o 5 foi o escolhido pela Renault para ser o «ponta de lança» na era turbo.

Fosse na Fórmula 1 ou nos Ralis, a partir do final da década de 70, a sobrealimentação através de um turbocompressor tornou-se na tecnologia obrigatória a ter e não se ficou pela competição.

A Renault foi uma das protagonistas dessa era e em 1980 nada encapsulava melhor o espírito desse tempo que o 5 Turbo.

O simpático Renault 5 transfigurava-se num «monstro»: exageradamente alargado e motor 1.4 Turbo de 160 cv colocado onde antes estava a segunda fila de bancos. A mensagem era clara: “não se metam comigo”.

Havia lógica por detrás da insanidade. O 5 Turbo foi feito assim para a Renault «atacar» o Campeonato Mundial de Ralis — chegou a fazer parte dos insanos Grupo B.

Na revelação do novo Renault 5 à imprensa, onde estivemos presentes, pudemos reencontrar-nos com esta lenda do mundo automóvel e vê-la de perto. Aprecie:

View this post on Instagram

A post shared by GuiIherme Costa (@o_guilhermecosta)


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
A Renault voltaria a fazer um utilitário com motor em posição central traseira. Que modelo foi esse?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Twingo com motor Ferrari. A ideia que esteve na origem do Clio V6