Notícias Este Renault é uma parte Volvo e três partes Geely

Arranque a Frio

Este Renault é uma parte Volvo e três partes Geely

O novo Grand Koleos é o primeiro de uma ofensiva rejuvenescedora da Renault para a Coreia do Sul, mas os seus genes não podiam ser mais distintos.

Renault Grand Koleos frente 3/4
© Renault

O Koleos está de regresso à Renault, mas não o esperem ver na Europa. O novo Grand Koleos — SUV maior que o Espace — foi revelado recentemente no Salão de Busan (Coreia do Sul) e terá como destino, sobretudo, o mercado local.

Resulta de uma parceria entre a Renault e a Geely, para lançar uma nova gama de modelos a combustão e híbridos. Além da joint venture Horse, para o desenvolvimento e produção de motores de combustão, os dois grupos estreitaram mais laços em 2022, com a aquisição por parte da Geely de 34,02% da Renault Korea Motors.

O novo Renault Grand Koleos mostra-nos o que esperar desta relação. Afinal, não é muito mais que um Geely Xingyue L, ainda que tenha sido reestilizado — grelha, para-choques e até a «pele» das portas é distinta.

Herda do congénere chinês as dimensões gerais, assim como e plataforma (CMA) e as motorizações — 2,0 l turbo (combustão) e 1,5 l turbo (híbrido plug-in) com até 245 cv. Não faltam sequer variantes com tração às quatro rodas.

Estas últimas são as mesmas que encontramos… no Volvo XC40. Recordamos que a marca sueca é também pertença da Geely.

Quanto ao Renault Grand Koleos, chegará ao mercado no outono.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O Twingo R.S. partilhava a sua base com que outro Renault?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Pocket Rockets do séc. XXI. Os primeiros 10 anos foram assim