Notícias Toledo Vario. O formato familiar que a SEAT nunca produziu

Arranque a frio

Toledo Vario. O formato familiar que a SEAT nunca produziu

A SEAT Toledo Vario pretendia ser uma «prima» da Skoda Octavia Break, mas a marca espanhola optou por não passar este modelo para produção.

Seat Toledo II Vario - 3/4 de frente
© Seat Históricos / Instagram

A carrinha SEAT baseada na segunda geração do Toledo é um dos modelos da marca espanhola que nunca chegou a ser produzido. No entanto, o protótipo ainda existe, para contar a história.

No final dos anos 90, as carrinhas começaram a ficar na moda. E isso levou a SEAT a testar o que poderia ser feito com a mesma plataforma da Skoda Octavia Break.

Face ao SEAT Toledo, o formato Vario apenas contava com diferenças para trás do segundo pilar, com um novo desenho da moldura das janelas das portas.

Mais atrás, a linha do tejadilho prolongava-se até uma curva acentuada. Sendo que aqui estava a porta da bagageira, com um estilo semelhante ao que a SEAT viria a usar mais tarde no Cordoba e no Ibiza.

Por dentro, a bagageira não era tão grande como a da «prima» Octavia, mas mesmo assim, ainda disponibilizava 500 litros de capacidade.

Em vez de mais espaço na bagageira, os engenheiros optaram por mais espaço para os passageiros da segunda fila desta Seat Toledo Vario.

O motor deste protótipo é o 2.3 V5 do grupo Volkswagen, que também estava disponível na versão de três volumes do SEAT Toledo. Tinha cinco cilindros e uma potência máxima de 150 cv.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano o SEAT Toledo conquistou o título de Carro do Ano em Portugal pela primeira vez?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Toledo. Vencedor do Troféu Carro do Ano 1992 em Portugal