Notícias Sagres é nome de vila, cerveja e de um Subaru

Arranque a Frio

Sagres é nome de vila, cerveja e de um Subaru

Há uma razão para a Subaru ter escolhido o nome da vila portuguesa Sagres para batizar este protótipo de 1993.

Subaru Sagres, vista frente-topo 3/4
© Subaru

O Subaru Sagres foi apresentado em 1993, no Salão de Tóquio, e era uma visão da marca para uma espécie de fusão entre berlinas e carrinhas com tónica mais desportiva.

Nunca chegaria à produção, mas a escolha do nome da vila algarvia intriga. A designação Sagres foi a forma encontrada pela Subaru de homenagear Portugal, após a visita oficial do então Presidente da República Portuguesa Mário Soares ao Japão, a poucos dias da revelação do protótipo no salão.

A história de Sagres, que se mistura com o período inicial dos Descobrimentos Portugueses e o Infante D. Henrique, dá o simbolismo apropriado a um modelo concebido para também efetuar grandes viagens… de descoberta.

O Subaru Sagres em si não podia ser mais… Subaru por debaixo das linhas suaves e aerodinâmicas da carroçaria. A motorizá-lo estava o EJ20, o quatro cilindros boxer de 2,0 l, que dispararia para a fama com o Impreza e os ralis.

A marca anunciava 203 cv, mas curiosamente sem ajuda de um turbo. Estava associado a uma CVT (caixa de variação contínua) e, sendo um Subaru, tinha tração às quatro rodas.

O destino deste protótipo é incerto. Suspeita-se que já não exista.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Uma destas localidades portuguesas também foi nome de automóvel.
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os automóveis com nomes de locais ou cidades portuguesas