Notícias Como estes GR Supra autónomos a fazer drift vão ajudar a evitar colisões

Arranque a Frio

Como estes GR Supra autónomos a fazer drift vão ajudar a evitar colisões

Em 2022 vimos um Toyota GR Supra fazer drift sozinho, sem condutor. Agora temos dois que o conseguem fazer em simultâneo sem colidir.

Dois Toyota GR Supra em drift
© Toyota Research Institute

De fora parece apenas uma acrobacia, mas o facto destes dois Toyota GR Supra conseguirem fazer drift em conjunto de forma autónoma são boas notícias para a segurança rodoviária.

O Toyota Research Institute (TRI) e o Stanford Engineering (Universidade de Stanford) apoiaram-se no potencial da Inteligência Artificial para demonstrar como é que os futuros sistemas de segurança ativa podem evitar colisões.

Para este exercício de condução de precisão, um dos GR Supra foi programado pelo TRI para seguir um determinado percurso em drift, enquanto o outro GR Supra foi programado por Stanford para o seguir, também em drift, sem colidir.

Ou seja, o segundo GR Supra tem de seguir o primeiro, reagindo às suas ações, sempre em drift e evitar colidir com o líder. E o teste não podia ter corrido melhor:

É fácil de perceber o potencial desta tecnologia. Imaginando um cenário em que perdemos o controlo do veículo, por exemplo, numa superfície escorregadia, o veículo pode intervir antes do condutor para tentar recuperar o controlo.

Afinal, quantos condutores sabem efetivamente reagir da forma correta para recuperar o controlo do carro? As equipas por detrás deste desenvolvimento já a estão a usar para criar novas formas de controlo dos carros.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.