Notícias A pick-up “low cost” da Toyota também é um carro de corridas

Arranque a Frio

A pick-up “low cost” da Toyota também é um carro de corridas

Concebida para ser um "cavalo de trabalho" o mais acessível possível, quem diria que a Toyota Hilux Champ tem o que é preciso para vingar nas pistas?

Toyota Hilux Champ em circuito, frente 3/4
© Toyota Gazoo Racing Thailand

A Toyota Gazoo Racing Tailândia olhou para a nova Hilux Champ, a pick-up mais barata e básica da marca japonesa, e concluiu: ora aí está uma boa base para um carro de corridas.

Dito e feito. Concebida para participar no campeonato Super Pickup tailandês, a Hilux Champ foi transformada numa máquina de competição, tendo como rivais a «irmã» Hilux, assim como as Ford Ranger, Isuzu D-Max ou a Mitsubishi Triton (L200).

O campeonato Super Pickup tailandês está aberto apenas a pick-up de cabina simples, tração traseira e motor Diesel. O que indica que esta Hilux Champ da Gazoo Racing conta com o motor turbo Diesel de 2,4 l.

Não sabemos a potência, mas tem de certeza mais que os 150 cv de série: turbo, intercooler, sistema de admissão e escape são novos.

Está também «colada» ao asfalto e os esforços para tornar este tijolo sobre rodas o mais aerodinâmico possível, levou à instalação de novos para-choques, de cantos mais arredondados. Nem falta uma asa traseira.

A presença da Toyota Hilux Champ neste campeonato só prova que não interessa o tipo de veículo: há sempre uma forma de o transformar num carro de corridas.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.