Notícias Até o “velhinho” Toyota Land Cruiser 70 tem uma grande novidade para 2025

Arranque a Frio

Até o “velhinho” Toyota Land Cruiser 70 tem uma grande novidade para 2025

O eterno Toyota Land Cruiser 70 continua a evoluir e em 2025 vê regressar à gama a opção de uma caixa manual… de cinco velocidades.

Toyota Land Cruiser 70 na estrada, frente 3/4
© Toyota

Não deixa de ser fascinante assistir à carreira do Toyota Land Cruiser 70, que continua cheia de força, apesar de ter sido lançado originalmente em 1984 — será que vai viver para sempre?

O todo o terreno japonês foi atualizado substancialmente em 2023, mas a meio deste ano perdeu o seu motor mais emblemático, o V8 Turbo Diesel, no mercado australiano — culpe as emissões.

Land Cruiser 70 2023 perfil
© Toyota

Com o fim do V8, o Land Cruiser 70 também ficou sem a caixa manual, deixando muitos dos potenciais clientes australianos sem escolha: ou era a caixa automática ou… nada.

Devem ter sido muitos os clientes a pedirem o regresso da caixa manual ao Land Cruiser, porque a Toyota voltou a colocá-la no catálogo, desta vez associada ao quatro cilindros Turbo Diesel de 2,8 l — o mesmo motor da Hilux.

A caixa manual de cinco velocidades, herdada do V8, recebeu um novo escalonamento e componentes reforçados. Isto porque o quatro cilindros tem mais binário (força) que o anterior V8 (!): 450 Nm contra 430 Nm.

Continua, assim, a marcha do Toyota Land Cruiser 70 em direção à imortalidade…

Portugal também vai continuar a produzir nos próximos tempos o Land Cruiser (79), em Ovar, que é exportado em exclusivo para a África do Sul.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota Sera partilha a sua base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota Sera é muito «estranho» mas gostei tanto dele