Notícias Toyota Starlet está de regresso. Mais ou menos

Arranque a Frio

Toyota Starlet está de regresso. Mais ou menos

A Toyota lançou na África do Sul um novo crossover e chamou-o de Starlet… Cross. O recuperar deste nome histórico começou alguns anos antes.

Toyota Starlet Cross, frente 3/4
© Toyota

O novo Toyota Starlet Cross faz uso de um nome histórico do construtor, mas não é bem um Starlet, nem sequer é um Toyota.

É, efetivamente, um rebadge do indiano Suzuki Fronx (um crossover do segmento B), que a Toyota também vende por lá como Urban Cruiser Taisor — outro nome familiar.

O uso do nome Starlet Cross na África do Sul justifica-se por já haver outro Starlet à venda, mas em formato de carro, desde 2020. E sim, é também um Suzuki, desta vez um rebadge do Baleno — utilitário que deixou de ser vendido na Europa em 2020.

O novo Starlet Cross é, por isso, o equivalente ao «nosso» Yaris Cross, mas é mais básico. Tem apenas uma motorização a gasolina (1,5 l e 105 cv), tendo à escolha uma caixa manual de cinco velocidades ou uma automática… de quatro.

A lista de equipamento é mais curta, especialmente em matéria de segurança. A versão mais básica conta apenas com dois airbags, número que sobe para seis no Starlet Cross mais equipado. Assistentes à condução? Nem um.

Talvez, por isso, o preço sul-africano não surpreenda: arranca aproximadamente nos 18 200 euros. Mas a versão base indiana começa nos 8300 euros (!).


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos chegou a ser um rebadge do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Mazda2 Hybrid, também o Mazda 121 usou a mesma «receita»