Notícias Hipercarro elétrico da BYD ficou atrás do Porsche Taycan no Nürburgring

Arranque a Frio

Hipercarro elétrico da BYD ficou atrás do Porsche Taycan no Nürburgring

A luta pelo título de “rei dos elétricos” no Nürburgring tem um novo protagonista: o YangWang U9. Mas nesta primeira tentativa ficou aquém do que era esperado.

Yangwang u0 no nurburgring, com discos em brasa
© BYD

Quatro motores elétricos, 960 kW (1305 cv) e 1680 Nm, 2,36s dos 0 aos 100 km/h, 391,94 km/h de velocidade máxima, mas também 2475 kg são os números que definem o YangWang U9, o primeiro hipercarro elétrico da BYD.

Além disto, até consegue efetuar truques como andar aos saltinhos e em três rodas. Mas no palco mais exigente de todos, o Nürburgring-Nordschleife, isso não interessa para nada.

Agora a BYD levou o seu primeiro hipercarro ao mítico circuito alemão e alcançou um tempo de 7min17,9s. Um tempo muito respeitável, mas depois verificamos que ficou 12 segundos atrás do Rimac Nevera, mas também 10 segundos atrás do Porsche Taycan Turbo GT — o equivalente a uma eternidade em circuito.

Mas há que dar crédito ao YangWang U9, que já é o carro chinês mais rápido de sempre. Parece que não deu tudo o que tinha para dar. Apesar de já ter atingido oficialmente 391 km/h — veja o vídeo —, no circuito alemão não foi além dos 275 km/h…

Fica por isso a questão: será que a BYD vai regressar ao «inferno verde» para melhorar este tempo e voltar a desafiar a hierarquia estabelecida?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.