Notícias Nos Alpes Suíços há uma cidade sem carros há mais de 60 anos

Arranque a frio

Nos Alpes Suíços há uma cidade sem carros há mais de 60 anos

Na cidade de Zermatt, na Suíça, todos os dias são dias sem carros, excetuando uns elétricos de tamanho compacto para empresas ou serviços.

Cidade de Zermatt na Suíça
© Leander Wenger

A cidade de Zermatt, na Suíça, não ouve um motor de combustão desde 1961. Além disso, está interdito o acesso a qualquer automóvel, exceção feita aos modelos de uma empresa local.

Por se tratar de uma cidade, há necessidades de transporte que não se podem evitar. No entanto, as lojas e restaurantes não têm direito à aquisição de um automóvel. Muito menos um cliente privado.

Em Zermatt, as deslocações diárias podem ser efetuadas em táxis ou autocarros locais, 100% elétricos. Em alternativa, poderá usar uma bicicleta ou andar a pé.

© Tom Scott / Youtube

Por tudo isto, Zermatt tornou-se num paraíso turístico sem carros para quem gosta da natureza e de desportos de inverno. Caso viaje de carro, terá de o deixar noutra cidade e depois usar os transportes locais desta cidade suíça.

Os cerca de 520 veículos em circulação são 100% elétricos e produzidos por uma empresa local, a Stimbo. Todos têm menos de dois metros de altura e quatro de comprimento. E a largura também não pode superar 1,4 m.

Pertencem a empresas ou serviços, como hotéis, empresas de construção e de transportes, por exemplo, mas também à polícia e aos bombeiros.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Alfa Romeo apresentou o protótipo Diva?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Diva. O supercarro que a Alfa Romeo ignorou durante 14 anos