Notícias Aston Martin adia modelo elétrico e faz regressar motor V12

Antevisão

Aston Martin adia modelo elétrico e faz regressar motor V12

Pouco tempo depois de adiar a apresentação do seu primeiro modelo 100% elétrico, a Aston Martin acaba de confirmar o regresso do motor V12.

Aston Martin motor V12
© Aston Martin

Depois de anunciar, em fevereiro, que ia adiar a apresentação do seu primeiro modelo 100% elétrico para 2026, a Aston Martin acaba de confirmar o regresso do motor V12.

A marca sediada em Gaydon, no Reino Unido, anunciou em comunicado que a sua icónica gama de modelos com motor V12 vai continuar por mais alguns anos, apesar dos regulamentos cada vez mais apertados para as emissões e ruído.

E o primeiro capítulo desta nova era vai ser revelado já este ano, com a chegada do substituto do DBS Superleggera, que terá um V12 capaz de debitar 835 cv de potência e 1000 Nm de binário máximo, como a própria Aston Martin já revelou.

Quanto ao nome do modelo, ainda não está confirmado, mas a marca britânica não está a ser propriamente subtil com os sinais que nos vai dando: o teaser usado para confirmar o regresso do V12 — e onde já o conseguimos ouvir! — acaba com a frase “All will be vanquished“, que pode traduzir-se para algo como “todos serão vencidos”.

Mas mais importante do que qualquer tradução é a ligação óbvia que se faz a um modelo histórico da marca, o Vanquish, que poderá mesmo estar de regresso. Ora vejam o teaser:

Que segredos esconde este V12?

Relativamente a este novo bloco de 12 cilindros dispostos em V, a Aston Martin garante que se trata de uma unidade completamente redesenhada, sendo que, ao que tudo indica, o ponto de partida terá sido o motor com 5.2 litros que já conhecemos do DB11, do DBS e do Valour.

Aston Martin DB12
© Aston Martin Do ponto de vista estético, o futuro Aston Martin Vanquish deverá ter como de ponto de partida o atual DB12

De acordo com a fabricante de Gaydon, as atualizações feitas a este V12 incluem um bloco do motor reforçado, bielas mais resistentes, cabeças de cilindros redesenhadas, uma nova árvore de cames e uma nova admissão.

A somar a isso, a Aston Martin confirma que as velas de ignição foram reposicionadas e que os injetores de combustível e os dois turbocompressores são completamente novos.

Tudo somado, estas alterações ajudam a explicar o incremento de potência e binário que este motor sofreu: por comparação com o DBS Superleggera, este V12 ganhou 110 cv e 100 Nm.

Além do novo Vanquish, a Aston Martin garante que este novo motor V12 também será usado em modelos de produção limitada, nos mesmos moldes em que foram apresentados modelos como o Valour e o Victor.

Mas enquanto o novo motor V12 da Aston Martin não chega, podem sempre ouvir um doze cilindros italiano, acabado de apresentar: