Notícias Audi está a preparar um A3 elétrico que chega em 2026

Indústria

Audi está a preparar um A3 elétrico que chega em 2026

A Audi vai lançar um novo modelo de entrada na sua gama de elétricos, que deverá ficar no segmento do A3 e rivalizar com o Mercedes CLA.

Audi A3 Allstreet
© Audi

A Audi pode ter adiado o seu objetivo de ser 100% elétrica, mas o investimento na eletrificação continua e vai chegar a modelos mais compactos. Segundo o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, a marca está a preparar o lançamento de um novo modelo de entrada totalmente elétrico.

O diretor executivo da Audi, Gernot Döllner, revelou que este novo modelo vai ser “um automóvel elétrico do mesmo segmento (C) que o Audi A3“.

Embora ainda não haja detalhes concretos sobre esta novidade, está confirmado que a sua produção será em Ingolstadt, na Alemanha, a partir de 2026, um ano antes do previsto inicialmente.

Volkswagen ID.3 GTX Performance dianteira 3/4
© Volkswagen O novo elétrico da Audi deverá ter dimensões muito semelhantes às do Volkswagen ID.3.

O que já se sabe?

Para além do local de produção, nada foi revelado. No entanto, espera-se que este «A3 elétrico» utilize a versão mais recente da plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para automóveis movidos por eletricidade.

A futura plataforma SSP que está a ser desenvolvida pelo Grupo Volkswagen e que substituirá tanto a MEB como a PPE, ficou fora destas contas, uma vez que só deverá chegar ao mercado em 2029, com a próxima geração do Volkswagen Golf. O novo elétrico da Audi deverá, por isso, ser um dos últimos modelos a adotar a MEB.

Uma vez que partilham a plataforma e pertencem ao mesmo segmento, espera-se que as dimensões deste modelo fiquem muito aproximadas às do Volkswagen ID.3 (foto acima), que mede 4264 mm de comprimento, 1809 mm de largura e 1570 mm de altura. Contudo, ainda é cedo para definir com precisão o design e as proporções exatas deste futuro elétrico da Audi.

Preço e concorrência

Por tudo isto, ainda é muito cedo para tocar no tema dos preços. No entanto, não será difícil prever que este novo modelo fique situado num patamar mais acessível do que o do Audi Q4 e-tron, um SUV elétrico, também de segmento C, atualmente disponível em Portugal a partir dos 49 990 euros. Em termos de rivais, a nova proposta da marca dos anéis terá a “mira” apontada ao novo Mercedes-Benz CLA.

A Audi tem enfrentado desafios no mercado: em 2024, vendeu 1,67 milhões de unidades, menos 11,8% do que em 2023. Destes, 164 mil eram elétricos, o que representa uma queda de 8%. Por esse motivo, não é surpreendente que a aposta neste tipo de soluções comece a ser mais direcionada para modelos com um maior volume de vendas.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conduzi o novo Audi A6 elétrico e foi tudo o que estava à espera