Notícias Grupo BMW troca designers. Dança de cadeiras e contratação de peso à Polestar

Indústria

Grupo BMW troca designers. Dança de cadeiras e contratação de peso à Polestar

O Grupo BMW fez alterações profundas na sua estrutura de design e resolveu ir buscar o responsável pela imagem dos Polestar. O que vai mudar?

BMW XM
© BMW

Não é segredo para ninguém que nos últimos anos o design de muitos dos novos modelos da BMW tem sido tudo menos unânime. O iX ou o novo Série 7 são bons exemplos disso, mas porventura, o modelo com a estética mais controversa é mesmo o XM, com o seu «duplo rim» massivo na dianteira.

Naturalmente, a BMW não terá ficado imune a todo o «falatório» em torno da imagem de alguns dos seus modelos e agora, naquilo que muitos estão a interpretar como uma validação das críticas, decidiu reformular todo o seu gabinete de Design, com efeito já a partir do próximo dia 1 de outubro.

Uma autêntica dança de cadeiras que não se resume apenas à BMW, mas sim a todo o Grupo, que inclui a MINI e a Rolls-Royce.

Equipa de design Grupo BMW
© BMW Group A nova equipa de Design do Grupo BMW

Quem é quem?

Adrian van Hooydonk vai continuar a liderar o Design do Grupo BMW, mas abaixo dele, muda praticamente tudo. Preparado para uma dança de cadeiras? Vamos a isso.

Para redefinir o estilo da gama média superior (acima do Série 3, modelos de luxo e gama Alpina), a marca germânica contratou Maximilian Missoni. Foi vice-presidente do Design da Volvo e desde 2018 que desenhava os modelos da Polestar, sendo a única contratação fora do Grupo.

Maximilian Missoni BMW
© BMW Maximilian Missoni era o responsável pelo design da Polestar e passa agora para a BMW.

Já a imagem das gamas compacta e média (onde se incluem os Série 1, 2 e 3 e os X1, X2 e X3), bem como de todos os modelos da BMW M, passará a ser responsabilidade de Oliver Heilmer, que até aqui era o responsável pelo Design da MINI.

Para ocupar o lugar de Heilmer na MINI, o escolhido foi Holger Hampf, responsável pela subsidiária “BMW Group Designworks”, o estúdio de inovação de design do Grupo, que é uma espécie de incubadora de ideias. A sua anterior posição será ocupada por Anders Warming, o anterior responsável de design da Rolls-Royce.

Quanto a Domagoj Dukec, até aqui era diretor do Design Studio da BMW e pode ser visto como o pai das grelhas de grandes dimensões da marca alemã, vai assumir responsabilidades semelhantes na Rolls-Royce.

BMW XM Label RED frente
© BMW BMW XM Label Red

Como fica a “Neue Klasse” da BMW?

As mudanças na estrutura de design do Grupo BMW são profundas e prometem alterar o rumo estético que a BMW, a MINI e a Rolls-Royce têm vindo a seguir. Mas neste puzzle, há uma dúvida importante que estas mudanças não esclarecem: o futuro da Neue Klasse.

No final do ano passado ficámos a conhecer o Vision Neue Klasse, um protótipo que estabelece o caminho para o design das novas gerações de modelos da BMW.

A NÃO PERDER: BMW diz adeus ao “duplo rim” gigante com o Vision Neue Klasse X

Resta agora sabe, de que forma esta mudança profunda no Design do Grupo BMW, irá influenciar (e quando) uma nova geração de modelos. Há tempo para mudar o rumo a seguir em termos visuais para a Neue Klasse? Ou Maximilian Missoni e Oliver Heilmer, terão de esperar pela próxima geração de modelos para deixar a sua marca?

Vamos descobrir a resposta em 2025, quando a BMW apresentar a versão de produção do Vision Neue Klasse X. Será um SUV (sucessor do iX3) e o primeiro elétrico da marca alemã construído com esta nova filosofia de design.

BMW_Vision_Neue_Klasse
© BMW BMW Vision Neue Klasse

No ano seguinte será a vez da entrada em produção da berlina (antecipada pelo protótipo Vision Neue Klasse), um BMW Série 3 totalmente elétrico que poderá recuperar a designação i3.