Notícias BYD Seagull eleito o Citadino Mundial do Ano 2025 contra Hyundai e MINI

World Car Awards 2025

BYD Seagull eleito o Citadino Mundial do Ano 2025 contra Hyundai e MINI

O BYD Seagull foi eleito o Citadino Mundial do Ano 2025, É o primeiro galardão de sempre conquistado pela BYD nos World Car Awards.

BYD Mini Dolphin
© BYD

Na edição deste ano dos World Car Awards, o BYD Seagull foi eleito Citadino Mundial do Ano 2025 (World Urban Car 2025). O anúncio foi efetuado numa cerimónia realizada esta quarta-feira, 16 de abril, durante o Salão Automóvel de Nova Iorque.

Este prémio, atribuído por um júri internacional composto por 96 jornalistas especializados de 30 países — com o “nosso” Guilherme Costa a representar Portugal —, reconhece o impacto global do veículo compacto 100% elétrico da marca chinesa.

BYD Dolphin
© BYD

Esta é a primeira vez que a BYD recebe um galardão nos World Car Awards, destacando o seu Seagull — também conhecido como Dolphin Mini em alguns mercados — como um símbolo da crescente influência da marca no segmento dos veículos urbanos 100% elétricos.

Com um design moderno e uma proposta acessível, o citadino chinês conquistou os jurados, superando os outros dois finalistas desta categoria: o Hyundai Inster(ou Casper Electric) e o Mini Cooper Electric.

O prémio mais desejado claro que não podia deixar de ser o de Carro Mundial do Ano. Nesta edição o eleito foi o Kia EV3, sendo o segundo título consecutivo da marca sul-coreana — siga esta ligação para mais detalhes.

“É um enorme orgulho ver o BYD Seagull ser reconhecido por um painel tão credenciado. Este prémio mostra que é possível combinar eficiência, tecnologia e acessibilidade num automóvel que se encaixa perfeitamente nas exigências da vida urbana moderna.”

Wang Chuanfu, presidente e CEO da BYD

Para serem elegíveis na categoria Citadino Mundial do Ano, os candidatos devem ter menos de 4,25 m de comprimento, e ser comercializados em pelo menos em dois grandes mercados e em dois continentes, entre 1 de janeiro de 2024 e 30 de março de 2025.

O BYD Seagull, lançado na China em 2023, tem-se revelado um sucesso, sendo que no seu ano de estreia somou mais de 200 000 unidades produzidas. Deverá chegar ainda este ano ao mercado europeu, sendo que a promessa da marca chinesa é que o seu preço fique abaixo da fasquia dos 20 mil euros.

Este não foi o único galardão que a BYD levou para casa. Os World Car Awards também atribuíram a Stella Li, vice-presidente da BYD, o título de Personalidade Mundial do Ano 2025.