Notícias Os 16 carros que mais gostámos de testar em 2024

Escolha dos Editores

Os 16 carros que mais gostámos de testar em 2024

Quase perdemos a conta ao número de carros que testámos em 2024. Mas há alguns que nos ficaram na memória. Fiquem com as nossas escolhas.

Toyota Land Cruiser, a passar por água off road, frente
© Toyota

Os carros não são todos iguais e as preferências da nossa equipa também não. Dos mais de 120 modelos que testámos em 2024 há alguns que continuam a povoar as nossas conversas, partilhas e recordações do ano que agora terminou.

Colocámos uma questão muito simples à nossa equipa: que carros foram esses? Como seria de esperar, apesar da questão ser simples a resposta revelou-se complexa.

Renault 5 E-Tech Electric
© Renault O Renault 5 foi um dos lançamentos do ano e também um dos carros preferidos por dois editores.

São os carros que mais gostámos ou os que mais nos surpreenderam? No final, a lista tem um pouco de tudo. A maior dificuldade foi mencionar apenas três carros (houve quem tenha decidido fazer batota…) e quem tenha copiado os trabalhos de casa. Sim Miguel, estamos a falar de ti…

André Mendes

A minha lista foi como o meu 2024, tem um pouco de tudo. Dois alemães com estatuto e um chinês à procura do seu lugar na Europa. Começo pelo Mercedes-Benz CLE Coupé, a marca alemã acertou em cheio na fórmula deste novo modelo. Ninguém faz coupés neste segmento como a Mercedes-Benz.

Passando do luxo para o lado mais prático (e barato) tenho de destacar Leapmotor T03. É bom, espaçoso e só é pena não ter um design mais inspirado.

Finalmente o Mercedes-Benz Classe G580 100% elétrico. Eu sei… é elétrico, mas continua a ser um G-Wagon de pleno direito. O Guilherme explicou isso muito bem neste vídeo. 

Diogo Teixeira

O André destacou o Mercedes-Benz Classe G? Eu também. Ninguém disse que não podíamos repetir modelos e este é daqueles modelos que todos gostam. Não é por acaso que o “G” já conta com 40 anos de existência.

Mas na minha lista há outro «puro e duro», o Toyota Land Cruiser. Qual é que gosto mais? Depende do destino.

Finalmente, o novo Toyota GR Yaris que conduzi na neve com a direção trancada e a espreitar pela janela lateral. Só agora é que me apercebi que passei os últimos 12 meses fora de estrada…

Fernando Gomes

Queria mencionar o Mazda MX-5, mas… ia soar repetitivo. Há 10 anos que este é um dos meus modelos de eleição.

Afastado esse «cromo do passado» vou mencionar um «cromo do futuro»: a Toyota Hilux a hidrogénio. Não é todos os dias que temos oportunidade de conduzir um protótipo no valor de milhões de euros e a surpresa veio da experiência de condução, que não podia ser mais distinta das Hilux a gasóleo.

Continuando pela casa japonesa, o Toyota GR Yaris — foi preciso esperar pela sua atualização para conduzir um e é tudo o que prometia. E para não dizerem que só gosto de desportivos leves e pequenos, aqui vai: Volkswagen ID Buzz de 7 lugares. Quanto a mim, o melhor elétrico atual da marca alemã.

Guilherme Costa

Testei mais de seis dezenas carros e pedem-me para destacar três?! Quem é que fez estas regras? Ok… fui eu.

Em primeiro lugar destaco o Porsche 718 Spyder RS por motivos que não dão para escrever: aumentem o volume. Em segundo lugar destaco o carro que está na minha garagem pessoal: o Volvo EX30.

Para último deixo um carro que conduzi grande parte do tempo sem as mãos no volante: o Ford Mustang Mach-E equipado com Blue Cruise. A Ford foi a única marca até agora a convencer as entidades europeias que o seu sistema de condução autónoma de Nível 2 é seguro. O primeiro de muitos? Veremos este ano…

Joaquim Oliveira

Vou tentar não me deixar levar pela emoção dos modelos mais exclusivos e mencionar alguns que me surpreenderam pela sua adequação a um determinado mercado.

Em primeiro lugar o novo Renault 5. Para quem acha que os 100% elétricos são aborrecidos aconselho 10 minutos ao volante deste pequeno francês. Subindo mais um patamar, destaco o Skoda Elroq. A marca checa tem aqui um caso sério de atributos: qualidade, espaço e preços competitivos.

Finalmente, o Audi A5. É o resumo de tudo aquilo que esperamos da marca: interior moderno, funcional e cheio de qualidade. O design finalmente avançou e dinâmica de condução também.

Mariana Teles

Por momento pensei que iam deixar a estagiária para último. Mas depois percebi que a lista está ordenada por ordem alfabética. Além do mais, já acabei o estágio, por isso, para 2025 exijo as chaves de um Ferrari.

Vou destacar três carros que gostava de ter daqui a alguns anos, quando constituir família. O Volkswagen Passat, porque até um estagiário percebe porque é que este modelo vende tanto há tantos anos.

O Dacia Duster, porque é bom e barato. Com ênfase sobretudo no bom. Além do mais tem um design muito convincente e num mundo complexo gostei da sua simplicidade.

Termino com o Hyundai Santa Fe: nunca pensei que um SUV tão grande pudesse ser tão interessante de conduzir.

Miguel Dias

Se estavam à procura de quem fez batota, fui eu. Vou mencionar três modelos: o Renault 5, o Skoda Elroq e o Audi A5. Eu sei, a minha lista é exatamente igual à lista do Joaquim Oliveira. Great minds think alike, dizem…

Por isso acho que tenho direito a um carro extra. Vou destacar o Porsche Taycan Turbo GT. Tirem-lhe as rodas e é um míssil. Alias… é um míssil mesmo com as rodas montadas. E para míssil nem é muito caro: 250 mil euros.

Uma vez que sou o último da lista, permitam-me desejar-vos um bom Ano Novo! A estrada continua em 2025.