Notícias Akio Toyoda sem ressentimentos: “Nissan nunca abordou a Toyota para uma fusão”

CES 2025

Akio Toyoda sem ressentimentos: “Nissan nunca abordou a Toyota para uma fusão”

Apesar de tudo, o presidente do grupo, Akio Toyoda, mostrou-se entusiasmado com a potencial fusão da Nissan e Honda.

Akio Toyoda, presidente da Toyota
© Toyota

O setor automóvel continua a assistir a uma crescente formação de alianças e fusões. Após o recente anúncio da potencial fusão entre a Nissan e a Honda, surgiram especulações sobre se a Toyota, o maior construtor do mundo, teria sido considerada como uma possível parceira, no lugar da Honda.

Durante o CES 2025, em Las Vegas, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, esclareceu que “a Nissan nunca abordou a Toyota para uma fusão”.

O presidente sugeriu que essa ausência pode ter sido influenciada por questões legais: “Mesmo que tivessem considerado a possibilidade, estariam a violar leis anti-monopólio. Por isso, podem ter desistido mesmo antes de avançarem”.

Woven City
© Toyota A Toyota esteve no CES 2025 para promover a “Woven City”, uma cidade laboratório para testar e desenvolver tecnologias avançadas, localizada no Monte Fuji no Japão.

Apesar de tudo, Toyoda expressou entusiasmo em relação à potencial fusão entre a Nissan e a Honda: “Estou curioso para ver como irão colaborar e que produtos competitivos irão criar. Se desta fusão saírem produtos interessantes e competitivos, eu acho que isso será uma coisa boa para a concorrência, não só no Japão, como no mundo”.

Planos da Toyota

Além da Nissan e da Honda, a Toyota também continua a reforçar as relações com outros construtores, com os quais já tem parcerias: a Subaru, a Mazda e a Suzuki.

Akio Toyoda chamou ainda atenção para o facto do mercado automóvel estar a mudar drasticamente. Segundo o presidente, o mercado deixou de ser menos sobre quem consegue ganhar mais quota e pequenas mudanças, e mais sobre transformação total.

“A natureza da competição está a mudar. Agora a competição foca-se mais na maneira como as empresas conseguem reinventar os automóveis em si.”

Akio Toyoda, presidente da Toyota

Fusão entre Nissan e Honda

A Honda e a Nissan assinaram um memorando de entendimento para uma potencial fusão no dia 23 de dezembro do ano passado. A decisão final sobre o avanço ou não desta fusão só acontecerá algures durante este mês.

E só em junho de 2025 deverá ser apresentado o acordo definitivo entre os dois construtores, juntamente com o plano de transferência de participações — a Honda deverá ser a parte dominante.

A confirmar-se, esta fusão virá consolidar a indústria automóvel japonesa em dois grandes grupos: Toyota e Honda-Nissan.

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota Sera partilha a sua base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele