Notícias Toyota vai ter carros autónomos com tecnologia da NVIDIA

CES 2025

Toyota vai ter carros autónomos com tecnologia da NVIDIA

Toyota e NVIDIA anunciam nova parceria para o desenvolvimento de veículos autónomos. Fique a conhecer todos os detalhes.

Volvo condução autónoma

No decorrer do CES 2025 em Las Vegas, são várias as novidades que estão a ser anunciadas, entre elas uma nova parceria entre a NVIDIA e a Toyota, para o desenvolvimento da próxima geração de veículos autónomos da marca japonesa.

A NVIDIA é uma gigante tecnológica, que ficou inicialmente conhecida pelas suas placas gráficas. Atualmente, a empresa oferece tecnologias utilizadas em diversas indústrias, incluíndo na indústria automóvel.

A nova geração de automóveis da Toyota, vai integrar o chip DRIVE AGX Orin, gerido pelo sistema operativo DriveOS, nos seus próximos modelos. Este sistema é focado na capacidade de assistência à condução avançada e funcionalmente segura.

Como funciona este sistema

O DRIVE AGX Orin é uma plataforma de computação avançada, desenvolvida para veículos autónomos. Basicamente, trata-se de um supercomputador automóvel, projetado para melhorar as capacidades de condução autónoma e assistência ao motorista (ADAS).

Por sua vez, o DriveOS é o sistema operativo que coordena o DRIVE AGX Orin. É responsável por gerir os diversos sensores, como as câmaras e o LiDAR; e assegura que os diferentes sistemas e chips trabalham de forma integrada, eficiente e segura.

Além do Drive AGX Orin, a NVIDIA oferece outros dois sistemas de computação: o NVIDIA DGX, que processa dados de frotas e treina modelos de inteligência artificial (IA), e o NVIDIA Omniverse e Cosmos, que testam e validam sistemas autónomos em simulações antes da implementação no mundo real.

A Toyota, no entanto, não vai ser a única marca automóvel a beneficiar desta tecnologia. A Continental e a Aurora também anunciaram parcerias estratégicas de longo prazo com a NVIDIA, para desenvolver veículos pesados autónomos em grande escala.

E mais?

Esta não foi a única novidade que a NVIDIA anunciou este ano relativamente aos veículos autónomos.

Recentemente, a empresa de tecnologia apresentou a primeira e única plataforma de condução autónoma, Drive Hyperion, que inclui o DRIVE AGX, o DriveOS, um conjunto de sensores, sistemas de segurança ativa e direção de nível 2+ (sistema de condução semi-autónoma).

Isto significa que oferece todos os elementos necessários para o desenvolvimento de veículos autónomos do início ao fim, incluindo hardware, software e sensores.

plaforma Drive Hyperion Platform NVIDIA
© NVIDIA Drive Hyperion

A Mercedes-Benz, a Volvo e a JLR deverão começar a usar esta plataforma, desenhada para ser modular, para que os construtores possam utilizar apenas aquilo que precisam.

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota Sera partilha a sua base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele