Notícias China anuncia descoberta que pode mudar o xadrez mundial do lítio

Indústria

China anuncia descoberta que pode mudar o xadrez mundial do lítio

A procura de lítio tem se intensificado. Avanços na mineração deste metal podem colocar a China numa posição ainda mais destacada.

Bateria Carro Elétrico CATL CAO CAO
© Cao Cao

O Serviço Geológico da China (SGC) anunciou a descoberta de novas reservas de lítio suficientes para extrair entre 6,5 milhões de toneladas e 30 milhões de toneladas do solo chinês. Esta descoberta, anunciada pela agência Xinhua — cujo controlo está nas mãos do Governo de Pequim — poderá elevar a participação da China nas reservas globais de lítio de 6% para 16,5%.

Poderá tratar-se de uma mudança substancial no xadrez mundial do lítio, um metal tão importante na produção de baterias.

Vista do chassis do Xiaomi SU7
© Xiaomi

A China, que ocupava o sexto lugar no ranking global de reservas de lítio, pode agora alcançar a segunda posição, sendo superada apenas pelo Chile (em reservas reais) e pela Bolívia (em reservas inferidas). Para trás ficam países como a Argentina, Estados Unidos da América e Austrália.

Porém, há um dado importante. Não é referido se estas reservas agora anunciadas são inferidas ou reais. As reservas só adquirem o estatuto de reais após prospecção, pesquisa, confirmação e exploração. Depois deste processo ainda existem as perdas industriais.

Comparação com as reservas de lítio em Portugal

De acordo com o relatório Lithium Statistics and Information (2024) da US Geological Survey, Portugal tem a nona maior reserva de lítio a nível mundial, com 60 000 mil toneladas. As maiores reservas mundiais situam-se nos EUA, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China e Brasil.

A Bolívia, referida mais acima, embora tenha um enorme potencial, ainda não conseguiu traduzir as suas reservas em produção efectiva devido a questões técnicas (custo de extração), políticas e sociais. Estima-se que este país detenha cerca de 21 milhões de toneladas de reservas, concentradas principalmente no Salar de Uyuni, o maior depósito de sal do mundo.