Notícias ISP e taxa de carbono atualizados. Como afeta o preço dos combustíveis?

Combustíveis

ISP e taxa de carbono atualizados. Como afeta o preço dos combustíveis?

O objetivo por detrás deste «sobe e desce» é de que a redução do desconto no ISP seja equivalente à descida da taxa de carbono, não afetando o preço dos combustíveis.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

No final do ano passado o Governo anunciou que iria reduzir o desconto vigente no ISP, ao mesmo tempo que iria reduzir a taxa de carbono, de modo a manter a carga fiscal sobre o preço dos combustíveis para os consumidores.

Dito e feito. A taxa do ISP (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos) aumentou três cêntimos no dia 1 de janeiro de 2025. O valor passa a ser de 0,48126 euros por litro, no caso da gasolina, (0,45036 euros em 2024) e de 0,33721 euros, no caso do gasóleo (0,30354 euros em 2024).

Enquanto a taxa de carbono desceu para os 67,395 euros por tonelada — consulte a Portaria n.º 355-A/2024/1 —, recuando face ao valor estabelecido para 2024, que estava nos 81 €/t.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

O «sobe e desce» das taxas anulam-se e a carga fiscal sobre o preço dos combustíveis manteve-se idêntica, não afetando o preço dos combustíveis ao consumidor.

“O atual Governo prosseguiu o descongelamento gradual da atualização do adicionamento sobre as emissões de CO2, o qual foi concretizado tendo em conta a evolução do mercado, de forma a assegurar que o mesmo não se refletisse num aumento dos preços dos combustíveis.”

Portaria n.º 355-B/2024/1, de 27 de dezembro

Esta decisão surgiu depois da Comissão Europeia ter divulgado que o Orçamento do Estado para 2025 não estava “totalmente em linha” com as recomendações da União Europeia, por continuar a prever apoios à energia. “A Comissão Europeia tem sido bastante acutilante na crítica de que Portugal tem de reverter estes dois apoios”, admitiu Miranda Sarmento, Ministro das Finanças.

Das medidas extraordinárias de apoio aos combustíveis mantém-se em vigor a medida que reduz na taxa do ISP um valor “equivalente ao que resultaria da redução da taxa do IVA de 23% para 13%.”

Fonte: Lusa

Sabe esta resposta?
Qual foi o carro que venceu o Carro do Ano em Portugal em 1986?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheçam todos os vencedores do Carro do Ano em Portugal desde 1985