Notícias Novo 208 Racing lembra os Peugeot desportivos de outros tempos

Competição

Novo 208 Racing lembra os Peugeot desportivos de outros tempos

O Peugeot 208 Racing é a nova aposta da Stellantis Motorsport para quem deseja entrar na competição automóvel de uma forma mais acessível.

Peugeot 208 Racing - 3/4 de frente
© Stellantis

Com o objetivo de tornar o mundo da competição automóvel mais acessível a todos, a Stellantis Motorsport apresentou o Peugeot 208 Racing. É um verdadeiro carro de competição, com tudo a que tem direito, mas com um preço mais acessível, abaixo dos 39 mil euros, antes de impostos.

Esta nova versão de competição do Peugeot 208 será utilizada no novo Troféu FR6 da Federação Francesa de Automobilismo (FFSA), já a partir do próximo ano. As encomendas já estão disponíveis e as primeiras entregas estão previstas para fevereiro de 2025, com o Peugeot 208 Racing totalmente pronto para entrar em competição.

Para o desenvolvimento do 208 Racing, a Peugeot pode contar com a experiência de pilotos como Yoann Bonato e Léo Rossel, que o testaram nos mais variados tipos de cenário, de forma a garantir a sua fiabilidade.

Peugeot 208 Racing - 3/4 de traseira
© Stellantis

Ao vermos estas imagens, admitimos que transportou-nos no tempo para outras criações da Peugeot. Quem não se lembra do 205 Rallye, ou do pequeno 106, com a mesma designação? Ao ver este 208 Racing faz-nos imaginar em como seria uma versão de estrada de espírito tão «rebelde» como os ilustres antecessores.

Vamos a números

O Peugeot 208 Racing pesa apenas 1050 kg e está equipado com uma versão do conhecido motor de três cilindros, com 1,2 l e turbocompressor. Aqui está a debitar 145 cv. O combustível usado é E85 (85% etanol e 15% gasolina), reduzindo os custos em cerca de 40%, além de diminuir as emissões de CO2.

A Stellantis Motorsport garante que o 208 Racing terá uma experiência de condução ágil e divertida, tanto para os pilotos mais experientes, como para aqueles que estão agora a dar os primeiros passos neste mundo.

Visual não engana

Em termos visuais, esta nova versão foi apresentada com uma decoração mais desportiva, realçando a sua missão. No entanto, mesmo que esta não estivesse presente, o 208 Racing não passava despercebido.

As jantes de maiores dimensões têm um visual semelhante ao das versões Rallye que a Peugeot revelou nos anos 80 e 90, pintadas de branco. Aliás, chegou mesmo a existir uma versão do 208 com esta mesma decoração. Atrás das jantes do Peugeot 208 Rallye, no entanto, está um sistema de travagem melhorado. Além de também ter sido instalado um conjunto de pneus Michelin Pilot Sport PS5.

No habitáculo, a segurança está em primeiro lugar, não faltando uma célula de segurança soldada e sistemas de extinção de incêndio dos mais sofisticados. Segundo a Stellantis, o Peugeot 208 Racing cumpre todas as normas de Rally4 definidas pela FIA.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Peugeot revelou o 205 Rallye?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 205 Rallye: Era assim a publicidade nos anos 80
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Peugeot 205 Rallye: Era assim a publicidade nos anos 80