Notícias Um Twingo de corridas? Este vai participar nas 24H de Nürburgring

Competição

Um Twingo de corridas? Este vai participar nas 24H de Nürburgring

Ambição não falta a esta equipa de competição, que vai enfrentar uma das provas de resistência mais exigentes do planeta com um Renault Twingo.

Renault Twingo Rauh Racing - frente
© Rauh Racing / Instagram

A competição automóvel é um assunto sério e uma profissão para milhares de pessoas. Mas, para outras, é mais uma aventura. É o que podemos ver em projetos como este da Rauh Racing que pretende participar nas próximas 24h de Nürburgring… com um Renault Twingo de primeira geração.

Sim, o conhecido Twingo que tinha o visual mais «fofinho», aqui com a carroçaria pintada numa das suas tonalidades mais conhecidas, o Coriander green ou “verde coentro”. Talvez a melhor opção para enfrentar o circuito que também é conhecido por «inferno verde».

Mas o ar «fofinho» do pequeno modelo francês ficará apenas pelo exterior, já que a empresa alemã que o está a preparar vai recorrer a muitos componentes do Clio Sport 2.0, incluindo o motor.

O bloco de 2,0 l de capacidade, naturalmente aspirado, pode chegar aos 240 cv, mas a Rauh Racing prefere manter a potência em torno dos 200 cv por uma questão de fiabilidade. Afinal, é uma prova de 24 horas num circuito bastante rápido.

Não parece muita potência nos dias que correm, mas o peso final deste Twingo de corridas deverá ficar pelos 850 kg (seco).

Porquê um Twingo?

A escolha do Renault Twingo nasceu de uma ideia partilhada num fórum. E depois de uma consulta aos regulamentos da prova, verificou-se que se podia trocar o motor original por outro, desde que a origem fosse o mesmo construtor.

Mas há mais requisitos por cumprir. Para poder participar na prova de resistência de Nürburgring, é necessário participar noutras corridas da NLS Series (resistência). Para isso, a Rauh Racing tem disponível uma BMW 330d Touring (E46), enquanto o Renault Twingo não fica pronto. Assim que o Twingo conseguir ir para a pista, a 330d passa para os anúncios classificados.

Ainda falta algum tempo para que isso aconteça. Por enquanto já encaixaram o motor, mangas de eixos, rodas (15″ ao invés de 13″) e sistema de travagem do Clio Sport 2.0.

Renault Twingo Rauh Racing - motor
© Rauh Racing / Instagram O motor 2.0 proveniente de um Clio Sport já está instalado no Twingo.

Os próximos passos incluem a conclusão da célula de segurança construída à medida do habitáculo do Renault Twingo e, um mês depois, o foco estará na construção da suspensão personalizada para este projeto.

Na lista de trabalhos ainda faltam alguns componentes para o sistema de escape e muitos outros passos para a conclusão deste “Project Twingoat” que, obviamente, ficaremos a acompanhar de perto, através da página de Instagram da Rauh Racing.