Notícias Rei dos consumos baixos. Prius entra no Guinness com recorde histórico

Recordes

Rei dos consumos baixos. Prius entra no Guinness com recorde histórico

Que os sistemas híbridos da Toyota eram poupados, nós já sabíamos, mas este Prius conseguiu o que poucos achavam ser possível.

Toyota prius recorde Guinness
© Toyota USA

Um Toyota Prius de quinta geração acaba de entrar para o livro de recordes do Guinness, ao atravessar os Estados Unidos (EUA) de costa a costa com o consumo de combustível mais baixo de sempre.

Este Prius, que começou esta aventura com cerca de 16 000 quilómetros no odómetro, cumpriu os 5168.7 quilómetros que ligam Los Angeles a Nova Iorque com uma média de consumo de apenas 2,52 l/100 km.

O responsável por este feito (além do próprio Prius, já voltamos a ele) chama-se Wayne Gerdes, que pode ser visto como o pai do conceito de hypermiling. Especialista neste tipo de desafios, foi ele, por exemplo, que em 2021 entrou para o Guinness com uma façanha semelhante ao volante do Toyota Mirai.

Toyota prius recorde Guinness
© Toyota USA

Não sabemos quantas paragens foram feitas para reabastecer, mas se tivermos em conta que nos EUA a Toyota anuncia esta versão do Prius com um tanque de combustível de 11,3 galões (42,77 litros), terá sido possível fazer 1697 quilómetros com um depósito.

A NÃO PERDER: Não gasta quase nada. Primeiro teste ao novo Toyota C-HR (2024)

Este número ganha ainda mais relevância quando percebemos que pelo caminho este Toyota Prius enfrentou elevações de até 2100 metros, ao mesmo tempo que cruzou áreas — como o Deserto de Mojave, na Califórnia — onde enfrentou temperaturas superiores a 40 graus.

Que Prius é este?

Apesar de não contar com qualquer tipo de transformação (está como saiu da fábrica), este Prius é ligeiramente diferente daquele que a Toyota vende em Portugal.

No nosso país, a marca japonesa apenas vende o Prius com uma motorização híbrida plug-in, com 223 cv de potência máxima combinada, que nós já testámos por diversas ocasiões. Ora vejam:

Já o Prius usado nesta missão “consumos baixos” — e que é vendido nos EUA — recorre ao mesmo sistema híbrido (disponível em vários mercados europeus) do Toyota C-HR e que junta um bloco a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros a um motor elétrico com 83 kW (113 cv) e a uma pequena bateria com 0,91 kWh de capacidade.

Deste «casamento» resultam 197 cv de potência máxima e, segundo a Toyota, um consumo combinado de apenas 4,13 l/100 km. Mas afinal, é possível ir mais além.