Notícias A história de uma japonesa de 80 anos e do seu Mazda RX-7

Cultura Automóvel

A história de uma japonesa de 80 anos e do seu Mazda RX-7

Naoko Nishimoto tem 80 anos e sempre adorou conduzir os seus automóveis. Nos últimos 25 anos, o seu carro do dia a dia foi um Mazda RX-7.

Mazda RX-7 Naoko Nishimoto - vista lateral
© Boys and Wheels TV / YouTube

O mundo automóvel ainda conta com histórias apaixonantes, tais como a de Naoko Nishimoto, uma octogenária japonesa, residente na cidade da Nagasaki, e do Mazda RX-7 FD que a acompanhou ao longo dos últimos 25 anos.

Dois anos antes do seu 80.º aniversário, Nishimoto decidiu que seria o momento perfeito para encerrar a sua aventura de quase 60 anos no mundo da condução, depois de ter tirado a carta com apenas 21 anos.

Em paralelo, com a entrega da carta de condução, Nishimoto também anunciou que se iria desfazer do seu adorado Mazda RX-7, tendo recebido mais de 400 contactos de pessoas interessadas em ficar com o carro.

Entre todas as propostas, no entanto, houve uma que ganhou um destaque muito particular, a da própria Mazda.

“Ao ler o email do representante de comunicação da Mazda em Tóquio, onde referia ‘Queremos continuar a transmitir a sua brilhante história de vida e dar energia às pessoas’, pensei: ‘É isto! Não há outro lugar possível.’”

Naoko Nishimoto

Para assinalar o momento da melhor forma, foi organizada uma cerimónia de entrega, mas ao contrário do habitual, desta vez foi a proprietária do carro que o entregou à marca, 25 anos depois de o ter comprado.

Porquê um Mazda RX-7?

Caso tivéssemos de adivinhar qual seria o proprietário de um Mazda RX-7, uma octogenária japonesa não seria propriamente a primeira escolha que faríamos, mas é aqui que esta história se torna ainda mais apaixonante.

Quando o seu carro anterior — um Toyota Corona Coupé — começou a perder potência nas muitas subidas da área onde vive, Naoko Nishimoto, achou que estava na altura de o substituir e começou a procurar por candidatos.

Mazda RX-7 Naoko Nishimoto
© Boys and Wheels TV / YouTube

Naoko Nishimoto tem uma preferência por desportivos de duas portas, mas, em 1999, quando já ia a caminho dos 55 anos, não encontrou nenhum modelo que lhe despertasse curiosidade.

Foi ao ver a série de Anime “Initial D” — começou a ser exibida em 1998 —, que teve conhecimento do Mazda RX-7 (FD, a terceira geração) e a própria revelou que foi “amor à primeira vista”.

Nishimoto disse ao seu filho que aquele era o carro que queria conduzir e depois de este lhe ter dito que se tratava de um Mazda, foi mesmo uma questão de ir ao concessionário e comprar um de imediato.

Entre as coisas que mais gosta no RX-7, Nishimoto destaca o som do comando da caixa de velocidades, precisamente o mesmo que recordava de “Initial D”. Além disso, adianta ainda “a sensação de estar colada ao chão e de deslizar suavemente como algo indescritível, uma sensação única de liberdade. É mesmo incrível, quase dá vontade de gritar ‘bravo!’”, refere Nishimoto.

Peça de museu

Mesmo depois de ter sido utilizado quase todos os dias e de ter efetuado viagens mais longas, este Mazda RX-7 ainda nem sequer chegou aos 80 mil quilómetros. Além disso, visualmente, parece estar num estado de conservação quase perfeito, sem marcas ou riscos na carroçaria e com um habitáculo aparentemente irrepreensível.

Mazda RX-7 Naoko Nishimoto - frente
© Boys and Wheels TV / YouTube

Só pela sua história, este Mazda RX-7 terá um merecido lugar em qualquer museu, sempre acompanhado (esperamos nós) pela sua original matrícula com o número “7”. A mesma que foi emoldurada e oferecida a Naoko Nishimoto no dia do seu 80.º aniversário, em conjunto com uma carta do presidente da Mazda, Masahiro Moro.

“Tenho a certeza de que ainda se lembra vividamente da alegria do momento em que escolheu o brilhante RX-7 prateado. É uma grande honra para todos nós na Mazda podermos ter trazido alguma cor à vida de Nishimoto-san com o RX-7.”

Masahiro Moro, presidente da Mazda

O Mazda RX-7 será enviado para Hiroshima para uma inspeção completa e depois seguirá para Yokohama, para ser utilizado como um veículo promocional da marca nipónica.

Ainda neste mesmo dia do seu aniversário, Naoko Nishimoto cumpriu a sua promessa (e objetivo) de entregar a sua carta de condução nas instalações da polícia de Nagasaki.

Mazda RX-7 Naoko Nishimoto - concessionário
© Boys and Wheels TV / YouTube

Este poderá não ser o desfecho que poderíamos considerar perfeito, uma vez que marca o final de uma era. Mas uma vez que era esse o desejo de Naoko Nishimoto, apenas nos resta admirar a sua história e do seu Mazda RX-7.

Sabe esta resposta?
Em que cidade alemã fica situado um original museu dedicado à Mazda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Há uma “meca” do motor Wankel na Europa que é de visita obrigatória