Notícias Stellantis vai copiar estratégia da Porsche nesta nova divisão

Design

Stellantis vai copiar estratégia da Porsche nesta nova divisão

Através do Stellantis Design Studio, o grupo liderado por Carlos Tavares vai iniciar projetos fora da indústria automóvel.

© Stellantis

O resultado final é superior à soma das partes. Foi com esta estratégia em mente que o grupo liderado por Carlos Tavares inaugurou o Stellantis Design Studio. Uma espécie de rebranding do Peugeot Design Lab, que já conhecemos desde 2012.

Esta divisão, que congrega o know-how e a capacidade instalada de todas as 14 marcas do grupo Stellantis há cerca de três anos, tem a capacidade de produzir soluções à medida. Sejam estas à medida das necessidades de todas as empresas da Stellantis como de clientes externos.

À semelhança daquilo que a Porsche já faz há várias décadas — nomeadamente o desenvolvimento de soluções de design e engenharia para outras marcas fora da indústria automóvel —, o Stellantis Design Studio vai manter a estratégia herdada do Peugeot Design Lab, ainda que de uma forma muito mais abrangente.

Stellantis Design Studio - Managing Team
© Stellantis O Stellantis Design Studio é gerido por, da esquerda para a direita: Loïc Rigaud (european business activities), Hugo Nightingale (creative director), Klaus Busse (Head of Stellantis Design Studio) e Rozenn Rouat (global activity)

É esta a visão de Klaus Busse para o futuro da divisão Stellantis Design Studio: ser um novo parceiro para cada cliente, desde o primeiro contacto.

Em cima da mesa está um serviço completo de acompanhamento e assessoria no desenvolvimento de um novo produto, que pode incluir uma ajuda ao cliente em termos de pesquisa de mercado. E depois do produto existir, o Stellantis Design Studio também pode estar presente na sua industrialização e comunicação.

A equipa do Stellantis Design Studio está presente em todo o mundo, com cinco localizações: Xangai, Detroit, Paris, São Paulo e Casablanca. Desta forma, não só existem equipas sempre a trabalhar algures no globo, como é possível ter uma abordagem global para cada novo projeto.

Projetos já existentes

Entre os projetos já em desenvolvimento, destaque para a aeronave 100% elétrica, o Aura Aero Era, com capacidade para 19 passageiros, mas também para o design das cabines de aviões com voos de longo curso.

Além disso, Stellantis Design Studio continua a estar responsável por projetos internos. Como exemplo, está o desenvolvimento da nova decoração da equipa de Fórmula E da Maserati, seja o do monolugar ou das boxes.

Aquele que poderá ser o mais vanguardista é mesmo o projeto da MND, uma empresa de mobilidade francesa com uma vasta experiência em teleféricos.

Através do Stellantis Design Studio, a MND conta com uma nova proposta de modernização, que conta com novas cabines, novos elevadores para as pistas de esqui e até uma nova imagem corporativa para este produto. Tal como na Porsche, agora também na Stellantis haverá vida para além dos automóveis.