Notícias Português Rui Marques é o novo diretor de corrida da Fórmula 1

Fórmula 1

Português Rui Marques é o novo diretor de corrida da Fórmula 1

Depois da saída de Niels Wittich, Rui Marques assume o cargo de Diretor de Corrida do Campeonato de Fórmula 1 já a partir da próxima prova.

Rui Marques
© FPAK / Facebook

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) acaba de anunciar a saída de Niels Wittich do cargo de diretor de corrida da Fórmula 1, com efeitos imediatos. Para o seu lugar entra Rui Marques, português, com anos de experiência do mundo da competição automóvel, já a partir do próximo GP de Las Vegas.

Segundo o comunicado da FIA, Wittich retira-se “em busca de novas oportunidades profissionais”. O alemão está nesta posição desde 2022, tendo substituído Michael Massi depois do final atribulado do campeonato de 2021, em Abu Dhabi.

“Niels cumpriu as suas responsabilidades como diretor de corrida com profissionalismo e dedicação. Agradecemos o seu compromisso e desejamos-lhe o melhor para o futuro”, refere a FIA no comunicado.

Max Verstappen - GP do Brasil
© Red Bull Content Pool

Quanto a Rui Marques, a sua experiência no mundo automóvel é bastante vasta. O português de 51 anos já desempenhou o mais variado tipo de funções, de comissário de pista a diretor de corrida em vários campeonatos. Mais recentemente, também na qualidade de diretor de corrida, esteve responsável pelas provas dos campeonatos de Fórmula 2 e Fórmula 3.

O que faz um diretor de corrida?

O diretor de corrida é o responsável por garantir a segurança e a conformidade da competição, supervisionando todos os aspectos técnicos e desportivos durante o evento. Coordena as atividades na pista, incluindo o controlo das bandeiras, a implementação de regras, e a comunicação com as equipas e pilotos, intervindo em situações como acidentes, condições meteorológicas adversas ou infrações — esta última, sempre a mais escrutinada e polémica.

Relacionado Entenda o que está a acontecer. Os números da crise no setor automóvel

Um diretor de corrida trabalha em estreita colaboração com os comissários e outros oficiais para assegurar que a corrida decorra de forma segura e de acordo com os regulamentos, tomando decisões que muitas vezes têm implicação direta nos resultados.