Notícias Toyota regressa às vitórias no Dakar e Portugal faz dois pódios

Rali Dakar 2025

Toyota regressa às vitórias no Dakar e Portugal faz dois pódios

O Dakar 2025 já terminou, com João Ferreira em oitavo lugar, a melhor classificação de um português nesta prova desde Carlos Sousa, em 2015.

Yazeed Al-Rajhi vencedor Dakar 2025
© Rali Dakar / Facebook

Yazeed Al-Rajhi (navegado por Timo Gottschalk), ao volante de uma Toyota GR DKR Hilux, venceu esta sexta-feira a edição de 2025 do Rali Dakar, tornando-se no primeiro piloto saudita a conquistar a primeira posição nesta prova.

A dupla Henk Lategan e Brett Cumming, também ao volante de uma Toyota GR DKR Hilux, terminou a prova no segundo lugar, ao passo que Mattias Ekström e Emil Bergkvist deram um pódio à Ford M-Sport logo na sua estreia.

Nasser Al-Attiyah, que soma cinco vitórias no Rali Dakar (2011, 2015, 2019, 2022 e 2023), não foi além do quarto lugar na estreia da Dacia na competição.

Mattias Ekström
Mattias Ekström

Portugueses em destaque

João Ferreira, navegado por Filipe Palmeiro, terminou o Dakar 2025 na oitava posição da categoria principal, igualando assim a melhor classificação de um português desde 2015, quando Carlos Sousa foi também oitavo nesta prova, quando ainda era disputada na América do Sul — o melhor resultado luso continua a ser o quarto lugar de Carlos Sousa, mas em 2003.

Na categoria Challenger, de veículos ligeiros protótipo, o português Gonçalo Guerreiro (navegado pelo brasileiro Cadu Sachs) carimbou o segundo lugar, naquela que foi a sua estreia na prova que agora se realiza na Arábia Saudita.

O piloto de 24 anos, da Red Bull Off-Road Junior Team, foi segundo logo desde a primeira etapa, apenas perdendo uma posição na sexta etapa, para a recuperar logo a seguir.

Já nos SSC, a categoria de veículos ligeiros derivados de série, Alexandre Pinto, da equipa Old Friends Rally Team, terminou a prova no terceiro lugar e «ofereceu» mais um pódio a Portugal.

O piloto português da Can-Am (navegado por Bernardo Oliveira), também no seu ano de estreia, só foi batido por Brock Heger (EUA), que venceu a categoria, e por Francisco Lopez Contardo (CHL), que terminou no segundo posto.

Sanders vence nas motos

Daniel Sanders, da Red Bull KTM Factory, foi o grande vencedor do Rali Dakar 2025 nas motos, numa prova que o piloto australiano liderou do princípio ao fim.

Daniel Sanders Dakar 2025
© Red Bull Content Pool Daniel Sanders foi o vencedor do Rali Dakar 2025 nas motos.

Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) foi o melhor português nas motos, falhando o Top 10 apenas por uma posição. Bruno Santos, da equipa BS – Frutas Patrícia Pilar, terminou na 45.ª posição.

Nos camiões, a vitória sorriu ao checo Martin Macik (MM Technology), que fez equipa com Frantisek Tomasek e David Svanda.