Notícias FAMEL está de volta com um empurrão de 2,5 milhões de euros

Apresentação

FAMEL está de volta com um empurrão de 2,5 milhões de euros

É uma nova fase no ressurgimento da marca FAMEL. A nova XF-17 será produzida em Portugal e terá mais de 50% de componentes portugueses.

Duas FAMEL XF-17
© FAMEL

A marca portuguesa de motociclos FAMEL vai voltar à estrada. Após vários anúncios promissores, parece que o projeto de regresso mítica XF-17, agora numa versão 100% elétrica, tem finalmente aquilo que é necessário, do ponto de vista financeiro, para chegar à linha de produção.

O anúncio foi feito esta terça-feira, em Lisboa, por Joel Sousa, CEO da FAMEL e responsável pelo ressurgimento da marca.

A recuperação da FAMEL não é apenas sobre a produção de motocicletas, é sobre reacender uma paixão e sobre um legado.

Joel Sousa, CEO da FAMEL

Nesta nova fase, a FAMEL contará com o apoio do Fundo NOVUS gerido pela Magnify Capital Partners, em parceria com o Banco Português de Fomento, que já investiu 2,45 milhões de euros. Valor ao qual se juntará o investimento de outras entidades privadas.

António Vieira da Silva (à esq.), Founder and Chairman at Magnify Capital Partners acompanhado por Joel Sousa (à dir.), CEO da FAMEL.

Finalizada esta ronda, a FAMEL estará em condições de acelerar o plano estratégico de revitalização da marca na “oferta de soluções de mobilidade sustentáveis”. E como veremos adiante, os componentes e a produção desta nova FAMEL terão uma forte integração no tecido empresarial português.

O regresso da mítica XF-17

Esqueçam o cheiro a gasolina de mistura e os pequenos motores a 2 tempos. A nova FAMEL XF-17 será 100% elétrica e terá uma autonomia que irá rondar, inicialmente, os 120 quilómetros.

nova famel xf-17
© FAMEL Mais dados técnicos serão revelados nos próximos meses.

De acordo com aquilo que foi revelado pela marca neste evento, o sistema elétrico da nova XF-17 irá recorrer a inteligência artificial para maximizar a autonomia disponibilizada pelo pack de baterias que irá alimentar o motor elétrico, integrado no quadro de duplo berço.

Uma FAMEL «made in Portugal»

A nova versão da FAMEL vai incorporar componentes maioritariamente europeus dos quais 50% serão feitos em Portugal, o que traz vantagens significativas na pegada ecológica.

Com planos para iniciar a produção em Anadia, perto de Águeda, a FAMEL pretende tirar partido da capacidade industrial instalada na região, conhecida por ser o maior produtor de bicicletas da Europa, assim como do know-how no setor das duas rodas e, segundo a marca “da rapidez com que estes parceiros conseguem produzir em larga escala e com qualidade”.

Fundada em Águeda, Portugal, a FAMEL começou a laborar em 1949 e rapidamente tornou-se num dos principais fabricantes de motocicletas do país.