Notícias Estes são os 5 números que colocam Portugal à boleia dos automóveis

Economia

Estes são os 5 números que colocam Portugal à boleia dos automóveis

O setor automóvel faturou 42,6 mil milhões de euros e receita fiscal superou os 10 mil milhões em 2024. Mas há mais indicadores que revelam a importância deste setor na economia portuguesa.

Máquina soldadora
© Stellantis

A ACAP – Associação Automóvel de Portugal, revelou esta semana um balanço intitulado “A Importância do Setor Automóvel em Portugal”.

Para demonstrar essa importância de forma clara, a ACAP compilou os dados económicos do setor automóvel em cinco principais indicadores: volume de negócio, geração de riqueza, exportações, emprego e número de empresas.

Os dados são relativos a 2024 e “reforçam a importância do setor para o panorama económico nacional” defendeu Hélder Barata Pedro, secretário-geral da ACAP, durante a apresentação do balanço.

infografia com valores do setor automóvel na economia nacional
Um quadro simples, que esconde uma realidade mais complexa: a preponderância determinante do setor automóvel na performance da economia nacional. Da geração de riqueza na economia à relevância na receita fiscal.

Milhões para o Estado e para a economia

Segundo os dados revelados pela associação, o setor automóvel faturou 42,6 mil milhões de euros em 2024. Números a que correspondem a 10,9 mil milhões de euros em receitas fiscais e que representam 17,8% da receita fiscal total do país.

Destes 10,9 mil milhões de euros, 44% correspondem a receita direta dos combustíveis por via de impostos como o ISP (27%) e o IVA (17%).

infografia com as receitas fiscais geradas pelo setor automóvel para o estado
A segunda maior fatia, de 42%, correspondem à comercialização de veículos e peças.

As empresas e os empregos do setor automóvel

O setor automóvel português é atualmente composto por 35 mil empresas — que corresponde a 2,3% do total de empresas. Este tecido empresarial é responsável por 167 mil postos de trabalho.

Relacionado Portugueses nunca tiveram carros tão velhos. Idade média bate recorde

Ou seja, 3,5% do empregos gerados pela economia portuguesa está alocada ao setor automóvel. Uma força de trabalho cujo impacto no produto interno bruto (PIB) totaliza 6,1 mil milhões de euros (4,1% do PIB nacional).

helder barata pedro, secretario geral da ACAP
Hélder Barata Pedro, secretário-geral da ACAP, durante a apresentação do balanço do setor automóvel em 2024.

Palavra de ordem: exportar, exportar

A ACAP estima ainda que o setor automóvel representa 12,6% (9,8 mil milhões de euros) do total das exportações do país. A Europa é o principal mercado de exportação do setor, representando 87,6% das exportações nacionais. Segue-se África (5,8%), Ásia (3,4%), Oceânia (2,3%) e América do Norte (0,9%).

Do lado da produção automóvel, 2024 registou a segunda produção “mais alta da última década” com 332 546 veículos produzidos, apenas atrás de 2019 com 345 688 unidades. A Autoeuropa sozinha é responsável por 71% da produção, seguida da Stellantis Mangualde com 26%.

Recorde-se que 99% da produção da Volkswagen Autoeuropa segue para exportação, sendo os seus principais mercados a Alemanha, a Itália e o Reino Unido.