Notícias Afinal quantos carros elétricos já circulam em Portugal?

Elétricos

Afinal quantos carros elétricos já circulam em Portugal?

Depois de muitos anos com crescimento expressivo de vendas é altura de fazer contas sobre o número de automóveis elétricos a circular em Portugal.

Autoestrada A2 com fila de transito
© Razão Automóvel

Apesar do abrandamento que se verifica este ano, as vendas de carros elétricos têm crescido de forma expressiva nos últimos anos, não só em Portugal, como na Europa.

Só o ano passado venderam-se nos 27 países membros da União Europeia (UE) cerca de 1,5 milhões de automóveis de passageiros elétricos (+37% em relação a 2022), o que equivale a uma quota de mercado de 14,6%. Em Portugal essa quota foi ainda maior, de 18,1%, que se traduziu em 36 390 unidades (mais do dobro de elétricos vendidos relativamente a 2022).

Tesla Model Y frente 3/4
© Tesla Tesla Model Y foi o elétrico mais vendido em Portugal e na Europa em 2023.

Mas, afinal, quantos automóveis elétricos já estão em circulação não só em Portugal, como na UE, após anos e anos de vendas crescentes? O Eurostat reuniu os números, que estão atualizados até ao final de 2023.

Assim, até ao final do ano passado, contavam-se 111 002 automóveis elétricos a circular em Portugal. Tendo em consideração que o parque circulante era de 5,93 milhões de automóveis, isso significa que 1,87% de todos os automóveis a circular nas estradas portuguesas eram 100% elétricos.

À primeira vista estes números não parecem muito elevados. Porém, quando comparados com os números de 2022, o salto foi considerável. Nesse ano contabilizavam-se apenas 67 347 automóveis elétricos num total de 5,7 milhões de automóveis (1,16% do total).

Se adicionarmos a estes números os mais de 19 mil elétricos que já foram vendidos no primeiro semestre deste ano em Portugal, já serão mais de 130 mil elétricos que estão a circular nas estradas portuguesas.

Elétricos na União Europeia

A quota de automóveis elétricos em circulação, 1,87%, coloca Portugal acima da média da UE, que está em 1,7%. O que coloca Portugal como o 11.º país na UE com a maior quota de elétricos em circulação. No entanto, registam-se diferenças consideráveis entre os 27 países.

A liderar esta lista está a Dinamarca, onde os elétricos já correspondem a 7,1% de todos os automóveis de passageiros em circulação. Suécia (5,9%), Luxemburgo (5,1%) e Países Baixos (5,0%) registam, igualmente, quotas elevadas.

Por outro lado, o Eurostat revela que 14 países da UE (acima de metade) revelam uma quota inferior a 1%, com os registos mais baixos a estarem no Chipre (0,201%), Grécia (0,209%) e Polónia (0,232%).

No geral, em toda a UE circulavam até ao final do ano passado, cerca de 256,5 milhões de automóveis, dos quais 4,48 milhões eram 100% elétricos. O que representa um crescimento de 48,5% relativamente a 2022).

Fonte: Eurostat

Sabe esta resposta?
Qual destes Ford foi o antecessor do Focus RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A radical asa traseira (de origem) que o Ford Escort RS Cosworth não teve