Notícias Incentivos à compra de carros elétricos esgotam em tempo recorde

Elétricos

Incentivos à compra de carros elétricos esgotam em tempo recorde

Em apenas uma semana, os incentivos do Governo para a compra de automóveis elétricos esgotaram. Procura superou largamente a oferta.

carregador ligado à porta de carregamento do automóvel
© CHUTTERSNAP

As candidaturas aos incentivos à compra de automóveis ligeiros de passageiros elétricos esgotaram ao fim de apenas sete dias. A fase da candidaturas, que arrancou há uma semana, registou uma forte adesão, com um total de 1506 pedidos submetidos para as 1425 vagas disponíveis.

De acordo com os dados divulgados pelo Fundo Ambiental, entre as candidaturas recebidas, 315 veículos já têm pedido de pagamento submetido, 1107 aguardam pedido de pagamento e 3 estão em verificação de elegibilidade. Os restantes 81 foram excluídos do incentivo.

Este cenário representa uma realidade bem distinta face ao que se verificou no ano passado. Em 2024, apesar de estarem disponíveis mil e cinquenta apoios, apenas foram recebidas 775 candidaturas, sendo que destas só 687 foram aceites.

Parque para carregamento de carros elétricos
© André Mendes / Razão Automóvel

Este ano, para os ligeiros de passageiros adquiridos por pessoas singulares, o montante total disponível foi de 5,7 milhões de euros. O apoio individual atribuído foi de quatro mil euros por veículo, para elétricos que não ultrapassassem os 38 500 euros, ou 55 mil euros no caso de modelos com mais de cinco lugares.

Também os incentivos destinados à aquisição de bicicletas, quer convencionais, quer de carga, bem como bicicletas elétricas, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, já estão esgotados.

Só uma categoria não esgotou

A única categoria que não esgotou as suas vagas foi dos ligeiros de passageiros 100% elétricos destinados às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Das 600 vagas disponíveis, foram recebidas apenas 50 candidaturas (à data do artigo), sendo que apenas uma destas foi excluída. As IPSS beneficiam de um apoio mais elevado, no valor de cinco mil euros por viatura elétrica, e contam com uma dotação global de três milhões de euros.

As candidaturas para esta categoria mantêm-se abertas durante os próximos trinta e oito dias ou até os apoios disponíveis se esgotarem.

Em caso de dúvida pode consultar a página oficial do Fundo Ambiental com toda a informação detalhada.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Citroën AX foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal