Notícias BYD poderá ajudar os construtores europeus a evitar multas

Emissões

BYD poderá ajudar os construtores europeus a evitar multas

As novas metas de emissões são cada vez mais exigentes e há vários fabricantes em busca de soluções. A BYD poderá ser a chave do problema.

BYD Tang 2025 na estrada, frente 3/4
© BYD

A marca chinesa BYD anunciou que está em negociações para vender os seus créditos de carbono a construtores europeus, com o objetivo de os ajudar a cumprir as novas metas de emissões estabelecidas pela União Europeia (UE) para este ano.

“Nós estamos em negociações e estamos bem encaminhados”, avançou Alfredo Altavilla, conselheiro especial da marca na Europa durante o evento de lançamento do Atto 2.

Novo BYD ATTO 2
© BYD O BYD Atto 2 é o SUV mais acessível da marca chinesa na Europa.

A confirmar-se, estas negociações vão resultar no terceiro agrupamento de emissões (emission pools) já anunciado. Os dois primeiros foram os seguintes: Stellantis, Toyota, Ford, Subaru e Mazda que se vão juntar à Tesla; e a Mercedes-Benz e a Suzuki que se vão juntar à Volvo.

Os Grupos BMW, Volkswagen e Renault ainda não anunciaram intenções de se agrupar, contudo, têm até 3 de dezembro deste ano para o fazerem.

Metas de emissões

Recorde-se que os agrupamentos de emissões, ou emission pools, são um mecanismo disponibilizado pela UE para ajudar os construtores a atingir as metas de emissões, evitando multas avultadas.

Isto significa que um construtor em risco de incumprimento pode juntar-se a outro que não esteja e, assim, permitir que as emissões de ambos sejam calculadas em conjunto.

Para 2025, as metas de emissões foram reduzidas em 15% para 93,6 g/km (WLTP). Uma meta que coloca vários fabricantes em risco de incumprimento. Explicamos tudo o que está em causa no episódio n.º 71 do Auto Rádio:

Em caso de incumprimento, terão de pagar 95 euros por cada carro e por grama de CO2 acima do limite estipulado pela UE.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a BYD começou a vender camiões em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BYD vai vender camiões em Portugal. Salvador Caetano Auto será o importador