Notícias Revolução no hidrogénio? Possível aliança entre Toyota e Hyundai pode mudar tudo

Indústria

Revolução no hidrogénio? Possível aliança entre Toyota e Hyundai pode mudar tudo

Akio Toyoda vai a Seul a convite do homólogo da Hyundai. Encontro poderá resultar numa aliança para promover hidrogénio.

Akio Toyoda a discursar
© Toyota

As dúvidas em torno do futuro do hidrogénio são muitas. Mas quando dois gigantes como a Toyota e a Hyundai se sentam à mesa, uma jogada no xadrez da indústria automóvel mundial pode mudar tudo.

Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, vai encontrar-se com o seu homólogo do Hyundai Motor Group, Chung Euisun, para discutir uma possível parceria para o futuro que deverá envolver a operação que ambos os Grupos têm no hidrogénio.

A notícia é avançada pelo jornal «The Korea Economic Daily», que dá conta que o encontro terá lugar em outubro, em Seul, na Coreia do Sul, e que o convite partiu de Chung Euisun.

Euisin Chung
Euisin Chung, presidente do conselho de administração do Hyundai Motor Group.

“O presidente Chung expressou o seu desejo de se reunir com o presidente da Toyota no início deste ano e Toyota aceitou”, afirmou fonte diplomática (que pediu anonimato) à referida publicação.

Os detalhes da viagem de Akio Toyoda à Coreia do Sul ainda estão a ser ultimados, mas tudo aponta para que a chegada a Seul aconteça no dia 24 de outubro, com regresso marcado a 26 de outubro. Já o encontro com Chung Euisun deverá ter lugar no dia 25 de outubro.

Tecnologia, produção e distribuição

Em cima da mesa estará uma eventual cooperação no desenvolvimento de novos veículos com pilha de combustível, bem como de todo o ecossistema de hidrogénio, desde a produção à distribuição.

Neste capítulo ambos têm vindo a competir nos últimos anos, com dois dos poucos modelos de produção com pilha de combustível a hidrogénio à venda no mercado: o Hyundai NEXO e o Toyota Mirai.

Estes modelos têm registado vendas residuais, sendo a praticamente inexistente estrutura de distribuição, um dos principais motivos apontados pelos analistas para o baixo volume de vendas.

A NÃO PERDER: Já testámos o Toyota Mirai. O primeiro carro a hidrogénio em Portugal

Tudo parece indicar que esta relação evolua para uma parceria estratégia, com o objetivo de acelerar a implementação da tecnologia. Uma tecnologia que muito recentemente tivemos oportunidade de testar num protótipo 100% funcional da Toyota Hilux FCEV.

Dois colossos industriais

Quando Akio Toyoda e Chung Euisun se encontrarem, estarão reunidos à mesa os líderes de dois dos três grupos automóveis mais poderosos do mundo.

Em 2023, a Toyota foi a empresa que mais automóveis vendeu em todo o mundo: 11.23 milhões de unidades, seguida do Grupo Volkswagen (9,24 milhões). Em terceiro lugar ficou o Hyundai Motor Group, com 7,3 milhões de unidades vendidas.

Contas feitas, estes dois grupos representaram mais de 18.53 milhões de automóveis vendidos em todo o mundo em 2023, um número que ilustra bem a importância deste encontro.

Os líderes dos dois grupos deverão também abordar outros temas neste encontro, desde a condução autónoma, à mobilidade aérea.

Fonte: The Korea Economic Daily