Notícias Espanha acaba com o triângulo e tem nova solução

Legislação

Espanha acaba com o triângulo e tem nova solução

O triângulo de pré-sinalização vai acabar em em Espanha a partir do próximo ano, mas passará a ser obrigatório usar outro equipamento no seu lugar.

Triângulo de pré-sinalização
© Prostooleh no Freepik

A partir de 1 de janeiro de 2026, em Espanha, o tradicional triângulo de pré-sinalização vai deixar de ser usado. Em sua substituição, passa a ser obrigatório o uso do dispositivo luminoso de emergência V-16, conforme o decretado pela Direção-Geral de Trânsito de Espanha (DGT).

Este novo equipamento consiste numa luz intermitente, visível a 360º e até um quilómetro de distância, que deve ser colocada no tejadilho do veículo em caso de avaria ou acidente. O objetivo é claro: reforçar a segurança rodoviária, através da redução dos riscos para condutores e passageiros em caso de avaria ou acidente.

© DGT Espanha Dispositivo luminoso de emergência V-16

Embora a sua utilização já fosse permitida desde julho de 2021, o uso do dispositivo V-16 torna-se agora obrigatório para todos os veículos matriculados em Espanha. O país torna-se, assim, o primeiro a tornar o uso deste equipamento obrigatório, segundo a DGT.

Pode ser qualquer luz?

Não. O dispositivo V-16 tem de estar homologado, conter geolocalização (Real Decreto 159/2021) e ter ligação à plataforma DGT 3.0. A intenção é que, quando ativado, o dispositivo envie automaticamente a localização do veículo às autoridades competentes.

Além disto, a luz V-16 deverá ter uma autonomia mínima de 18 meses e resistência a poeiras e salpicos (IP54).

A partir de 1 de janeiro de 2026, a não utilização de dispositivos V-16 poderá levar a multas entre os 80 euros e 200 euros.

E quem tem matrícula estrangeira?

Se, a partir de 1 de janeiro de 2026, decidir viajar de automóvel até Espanha, pode ficar descansado. Pode continuar a usar o triângulo de pré-sinalização tradicional.

Se conduz um automóvel matriculado fora de Espanha, como um carro português, pode ficar descansado e continuar a utilizar o triângulo tradicional. A Convenção de Viena sobre o Trânsito Internacional Rodoviário garante que os condutores estão sujeitos às regras do país de matrícula, mesmo em território estrangeiro.

Sabe esta resposta?
Com que idade é que os veículos ligeiros de passageiros devem ser sujeitos à primeira inspeção periódica obrigatória?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Inspeção automóvel. Quando tem de ser feita e o que é verificado?