Notícias Euro 7 pode ser bloqueada? Itália e aliados da UE afirmam que sim

Euro 7

Euro 7 pode ser bloqueada? Itália e aliados da UE afirmam que sim

Matteo Salvini, o ministro dos transportes de Itália, afirmou ter «números» para bloquear as normas Euro 7, em conjunto com aliados europeus.

Filas de trânsito no acesso à praça das portagens na Ponte 25 de abril.
© Razão Automóvel

Prevista para entrar em vigor em julho de 2025, a norma Euro 7 ainda tem diversos pontos a serem decididas ainda este ano.

Caso seja implementada como foi inicialmente aprovada será bem mais exigente que a Euro 6 e, de acordo com a indústria, irá encarecer significativamente os automóveis com motores a combustão.

Os construtores de automóveis estão obviamente contra a Euro 7, mas não estão sozinhos.

Tal como referido no Automotive News Europe, no início desta semana, durante uma conferência em Verona, o ministro dos transportes de Itália afirmou que, em conjunto com os seus aliados na União Europeia, tem “números” capazes de bloquear esta medida.

Para Matteo Salvini, a proposta de regulamentação Euro 7 é “claramente errada e inútil do ponto de vista ambiental”.

E, referindo-se aos países aliados — França, Chéquia, Roménia, Eslováquia, Bulgária, Polónia, Hungria e também Portugal —, Salvini acrescentou ainda que “agora somos uma minoria bloqueadora, mas queremos tornar-nos numa maioria”.

Construtores relevam problemas na adoção da Euro 7

Os construtores de automóveis europeus opõem-se totalmente a estas propostas de regulamentação de emissões e colocam em questão diversos pontos.

Um deles, está relacionado com os custos inerentes à transformação dos motores de combustão e dos automóveis, para que estas normas sejam cumpridas.

Outro, refere que a sua adoção vai desviar recursos que deveriam ser canalizados para a eletrificação. Que, afinal, deveria continuar a ser o principal objetivo.

Em suma, a opinião da grande maioria dos construtores é de que a adoção da Euro 7 será demasiado cara, além de apressada e desnecessária. E claro que todos os custos associados vão acabar por chegar ao consumidor final, com o preço dos automóveis a ficar mais elevado.

A Comissão Europeia, por outro lado, fala do impacto positivo que a Euro 7 terá na redução das emissões poluentes e contrapõe com custos bastante inferiores aos avançados pela indústria para adotar a norma.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Audi A2, o primeiro veículo compacto a ser construído totalmente em alumínio?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo