Notícias Euro NCAP. Este é o modelo mais seguro para transportar crianças

Segurança

Euro NCAP. Este é o modelo mais seguro para transportar crianças

O Euro NCAP testou sete modelos — seis SUV e uma carrinha —, mas houve um que se destacou, especialmente na proteção dos ocupantes infantis.

Polestar 3
© Euro NCAP

O Polestar 3 é um SUV elétrico de grandes dimensões e passa a ser também, de acordo com o Euro NCAP, a nova referência em proteção dos ocupantes infantis.

O modelo fez parte da mais recente ronda de testes do Euro NCAP, em que foi avaliada a segurança de seis SUV. Para além do Polestar 3, foram ainda testados o BYD Sealion 7, o CUPRA Terramar, o Geely EX5, o Hongqi E-HS9 e o Jaecoo 7 (híbrido plug-in). Estes três últimos modelos não são vendidos em Portugal. O sétimo modelo testado foi o Audi A6 (a combustão), tendo sido o único carro presente.

Entre todos os modelos testados, o Polestar 3 foi de longe o que mais impressionou a organização, tendo alcançado, previsivelmente, a avaliação mais elevada do lote, alcançando as cinco estrelas.

Olhando apenas para a categoria de “proteção de ocupante infantil”, o SUV alcançou uma pontuação de 93%. “Esta foi a pontuação mais alta alcançada por um automóvel de passageiros testado pelo Euro NCAP nos últimos nove anos”, disse a organização.

Aled Williams, diretor de programas da Euro NCAP, destacou o compromisso da Polestar com a segurança. “A performance do Polestar 3 nos testes de proteção de ocupantes infantis está surpreendentemente próxima de uma pontuação perfeita e demonstra como o compromisso com a segurança de todos os ocupantes pode resultar numa proteção excecional em caso de acidente”.

O BYD Sealion 7 conseguiu igualar a pontuação de 93% do Polestar 3 na categoria “proteção de ocupantes infantis”, mas o seu desempenho não foi tão bom nas restantes áreas de avaliação. Ainda assim, foi elevado o suficiente para garantir igualmente as desejadas cinco estrelas.

Recordamos que a Euro NCAP avalia a segurança em quatro categorias: proteção de adultos, proteção de ocupantes infantis, utilizadores vulneráveis da via e assistência de segurança.

Também o CUPRA Terramar e o Audi A6, obtiveram a avaliação máxima, porém sem grandes destaques a apontar, com “resultados sólidos em todas as categorias”.

5 estrelas, mas…

Os restantes três modelos — Geely EX5, Hongqi E-HS9, Jaecoo 7 —, apesar de terem alcançado as cinco estrelas apresentaram algumas falhas relevantes.

No caso do Geely EX5, o modelo perdeu pontos no teste de proteção de ocupantes infantis, uma vez que o sistema de deteção de presença infantil não estava de acordo com os parâmetros da organização. E nos testes de proteção de adultos, após os testes de colisão, verificou-se que alguns pontos de solda na base do pilar A cederam, observando-se ainda sinais de ruptura em algum do metal.

O Hongqi E-HS9 foi penalizado nos testes de proteção de cabeça, depois de se ter verificado uma ruptura no airbag do condutor.

Já o Jaecoo 7, perdeu pontos graças ao facto do airbag lateral não ter sido acionado corretamente durante o teste de colisão frontal.

Ambas as marcas já investigaram as causas dessas falhas e implementaram as medidas necessárias para as corrigir.