Notícias Estas são as principais novidades do Goodwood Festival of Speed 2024

Goodwood FOS 2024

Estas são as principais novidades do Goodwood Festival of Speed 2024

O Goodwood Festival of Speed 2024 abre portas hoje e há muitas novidades automóveis que por lá vão ser reveladas. Fique a conhecê-las.

MG em frente à mansão de Goodwood
© MG

Os extensos relvados da propriedade do Duque de Richmond já estão preparados para a edição deste ano do Goodwood Festival of Speed, com o tema “Horseless to Hybrid – Revolutions in Power”.

É o mote para celebrar a evolução da indústria automóvel ao longo dos últimos 130 anos, desde os tempos das “carruagens sem cavalos”, até à atual busca incessante de fontes de energia cada vez mais sustentáveis.

Tal como nas edições anteriores, foi criada uma figura central para adornar a frente da mansão de Goodwood durante o evento. Tem autoria de Gerry Judah, artista britânico, e conta com a presença de um MGB e um MG Cyberster, ajudando a celebrar o primeiro centenário desta marca britânica.

Central Feature do Festival de Goodwood 2024
© MG

Este ano não é diferente e a marca com destaque de honra até já revelou um dos seus segredos muito bem guardados para esta data, o MG Cyber GTS Concept. A apresentação deste novo modelo contou com a presença do próprio Duque de Richmond, que abriu a carismática Hillclimb ao volante do MG C-Type do seu avô, que competiu na prova “Brooklands Double 12” em 1931.

Além do novo Cyber GTS Concept e do Cyberster, a MG também aproveitou esta edição do Goodwood Festival of Speed para apresentar o seu MG HS SUV, nas suas versões híbridas. No entanto, os modelos da marca presentes neste evento são mesmo os mais históricos, como o MGA Le Mans, o MGC GTS Sebring ou mesmo o MG 6R4.

A dimensão do Goodwood Festival of Speed tem aumentado de ano para ano, captando a atenção da indústria. Hoje rivaliza e até supera a importância de alguns salões automóveis tradicionais, sendo o palco escolhido por muitos construtores para apresentarem as suas novidades. Estas são apenas algumas das mais importantes:

Alpine A290 GTS

A versão mais «rebelde» do novo Renault 5 inclui o logótipo da Alpine, mas também um visual e uma afinação bem mais desportiva. O hot hatch elétrico apresenta-se em dois patamares de potência: 130 kW (184 cv) e 285 Nm (GT e GT Premium) ou 160 kW (218 cv) e 300 Nm (GT Performance e GTS).

Já o pudemos conhecer estaticamente, mas no Goodwood Festival of Speed também o veremos em ação, na famosa rampa do evento, que é um dos ex-libris do evento.

Além do A290, a Alpine vai mostrar o Alpenglow, com motor a hidrogénio, que mostra um pouco do que a marca francesa tem planeado para o futuro, mas o passado também vai marca presença: A110 Group 4 Tour de Corse de 1975, Renault RS10 de Fórmula 1 e o A442 do campeonato de resistência.

Aston Martin Valiant

O mais recente modelo da Aston Martin começou por ser uma encomenda especial desenvolvida especificamente para Fernando Alonso, o piloto da marca no Mundial da Fórmula 1.

No entanto, este novo Valiant resultou tão bem que a marca de Gaydon resolveu produzir uma quantidade muito limitada de 38 exemplares, apenas para os seus clientes mais especiais. No topo da lista, como esperado, está o próprio Fernando Alonso, que irá apresentar oficialmente este modelo em Goodwood.

Fiquem a conhecê-lo em detalhe:

Para fazer companhia ao Valiant, a Aston Martin organizou uma verdadeira armada para viajar de Gaydon até Goodwood. Dela fazem parte modelos como o Valkyrie, o Valour, o Victor e o mais recente dos Vantage.

Bentley Continental GT Speed

A nova geração do Bentley Continental GT Speed será uma das presenças mais elegantes. O mais recente modelo de Crewe inclui um sistema híbrido plug-in, capaz de o tornar no Bentley de estrada mais potente de sempre.

Bentley Continental GT Speed
© Bentley

Mesmo sem o imponente W12, o sistema híbrido consegue oferecer uma potência máxima de 782 cv, capaz de o levar a alcançar uma velocidade máxima de 335 km/h.

BMW M5 e BMW X3

Tanto o BMW M5 como a nova geração do X3 ficaram com a sua apresentação oficial reservada para a edição deste ano do Goodwood Festival of Speed. O primeiro é o resultado de 40 anos de evolução que, apesar de tudo, nos trouxeram a um «lugar» estranho, com um M5 de 2,5 t. Ainda assim, capaz de prometer prestações de respeito, especialmente na companhia de todas as suas gerações anteriores.

No caso do BMW X3, a evolução é mais óbvia, com o SUV de tamanho médio a adotar as características dos modelos mais recentes da marca com um visual muito «composto». Depois, além destes, a BMW ainda requisitou a presença do novo M4 CS e do atualizado M2, mas também para da M3 Touring.

Para assegurar um visual mais clássico, a BMW trouxe o Concept Skytop que apresentou em Villa d’Este, mas também um i5 muito especial, que vai passar a fazer da coleção dos Art Cars da marca. A vertente da competição fica representada pelo histórico V12 LMR em conjunto com o moderno M Hybrid V8, ambos com lugar reservado na subida da rampa de Goodwood.

Ferrari SF90 XX Spider

A marca do Cavallino Rampante está representada pela versão Spider do Ferrari de estrada mais rápido de sempre, o Ferrari SF90 XX Stradale. Conta com mais de 1000 cv de potência e distingue-se pelos apêndices aerodinâmicos adicionais e pela asa traseira fixa.

SF90 XX Spider perfil
© Ferrari

Além deste, a marca de Modena também trouxe o Ferrari Roma Spider, o 812 Competizione Aperta e os 296 Challenge e 499P Modificata, de competição. E uma vez que o espaço da Ferrari no Goodwood Festival of Speed tem uma dimensão considerável, acreditamos que não faltem outros modelos, tal como o novo 12cilindri, por exemplo, que já tivemos oportunidade de conhecer.

Um dos mais exclusivos, no entanto, é bem capaz de ser o Ferrari SP-8, que é o mais recente modelo produzido pelo departamento de projetos especiais da marca italiana. Teve como base o F8 Spider, mas conta com um visual… único, uma vez que só existe uma unidade.

Ford Mustang GTD

O Ford Mustang mais poderoso de sempre — dos que têm autorização para circular em estrada — é o GTD e também está presente no Goodwood Festival of Speed.

Depois de ter enfrentando uma sessão de testes no Nordschleife, o Ford Mustang GTD trouxe o seu V8 de 800 cv até Inglaterra para enfrentar a histórica Hillclimb de Goodwood.

Polestar 6 Concept BST

A Polestar é uma das marcas que gosta de marcar presença do Goodwood Festival of Speed, trazendo toda a sua gama e algumas novidades. Este ano, aconteceu precisamente o mesmo, com a presença dos Polestar 2, 3, 4 e do 6 Concept. E claro, uma surpresa…

No espaço da marca nórdica, este ano, o grande destaque é o Polestar Concept BST, uma versão mais radical e desportiva do roadster que conhecemos inicialmente como O2 e cuja versão final está prevista para 2026.

O novo protótipo inclui uma enorme asa traseira fixa, alargamentos da carroçaria, jantes de 22″, um para-choques dianteiro mais agressivo e uma decoração específica a condizer com todo o conjunto.

Red Bull RB17

Se há coisa pela qual a Red Bull nunca foi conhecida, foi pelos seus hiperdesportivos de estrada, mas isso vai mudar em Goodwood. Será neste evento que a marca vai revelar o RB17, da autoria de Adrian Newey, o antigo engenheiro-chefe da equipa de Fórmula 1.

Subaru WRX «Project Midnight»

Se o Batman tivesse um Subaru, certamente seria muito parecido com este “Project Midnight”. Já foi batizado como o “mais rápido WRX de sempre”, de todas as criações da Subaru Motorsports USA.

Não é para menos. Além do visual «sombrio», que inclui um enorme trabalho no que diz respeito à aerodinâmica, todos os painéis da carroçaria são produzidos em fibra de carbono. E mesmo a enorme asa traseira é inspirada na versão de rali da equipa americana da Subaru.

A tração integral é permanente, como não poderia deixar de ser num Subaru, sendo que não faltam jantes de 18″ com pneus de competição e uma afinação de suspensão preparada para asfalto. Quanto ao motor, trata-se de um bloco de 2,0 l, com quatro cilindros opostos, baseado numa versão de competição e que soma 680 cv (670 hp) de potência.

Como ver?

Caso não consiga «dar um salto» a Inglaterra para ver todas estas máquinas e tantas outras ao vivo, a melhor forma de assistir ao evento será, eventualmente, a transmissão em direto através do canal do Youtube do evento.

Assim que o Goodwood Festival of Speed 2024 terminar, resta aguardar pela edição do próximo ano. Caso queiram marcar no calendário, será realizada entre os dias 10 e 13 de julho de 2025.