Notícias Motorclássico 2025 abre as portas esta semana com uma estreia absoluta

Salão Motorclássico 2025

Motorclássico 2025 abre as portas esta semana com uma estreia absoluta

Todas as informações do Motorclássico, o salão exclusivamente dedicado ao mundo do automóvel e motociclo clássico que decorre de 21 a 23 de fevereiro, no espaço da Cordoaria Nacional.

detalhe frente adamastor furia
© Adamastor

A edição de 2025 do Salão Motorclássico acontece já este fim de semana e vai reunir mais de uma centena de expositores. Vão desde as entidades comerciais com automóveis, motos, livros e muitas outras peças de coleção ligadas ao mundo dos clássicos, às institucionais, como clubes, associações ou museus.

A programação inclui também as Motor Talks, onde vão ser realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio. Além disso vão ser acolhidos os já habituais passeios e concentrações de clássicos e, por fim, os visitantes poderão contar com o habitual espaço de automobilia com venda de peças e miniaturas.

O evento vai ocorrer em Lisboa, na Cordoaria Nacional, onde será organizado pelos cinco pavilhões disponíveis, mas também nas zonas exteriores do local.

Efemérides para comemorar

O evento servirá também para comemorar várias efemérides, entre as quais se destacam os 70 anos do lançamento de dois automóveis que se tornariam verdadeiros ícones da história do automóvel: o Fiat 600 — cuja designação foi recentemente recuperada para um crossover híbrido e também elétrico —, e o incontornável Citroën DS.

Os 80 anos sobre o final da Segunda Guerra Mundial vão também ser recordados, assim como haverá uma exposição temática com o tema “40 Anos sobre a primeira vitória de Ayrton Senna na F1”. O público poderá ver de perto o mítico Van Diemen RF81 em que Senna fez a sua estreia oficial em monolugares, na Inglaterra em 1981, e com o qual seria campeão da Fórmula Ford 1600 em dois campeonatos diferentes.

A Alpine também se estreia no Salão Motorclássico 2025, para comemorar os seus 70 anos. Celebram-se ainda os 50 anos do todo terreno português, o Portaro, contando com a presença do primeiro protótipo e também do seu criador, Hipólito Pires.

Estreia absoluta

Contudo, o modelo que deverá concentrar todas as atenções do público não é um clássico. Em estreia pública absoluta poderá ver o Adamastor Furia, o primeiro supercarro português que vai estar em exposição no espaço do Museu do Caramulo ao longo dos três dias do evento.

Espaço para clássicos

Tal como nos anos anteriores, a organização do Salão Motorclássico disponibiliza tarifas especiais para os particulares que queiram colocar os seus veículos clássicos à venda durante o salão.

Para além disso, o estacionamento gratuito para aqueles que se desloquem até ao evento no seu clássico, ou pré-clássico, mantém-se.

Horários e preços

O Salão Motorclássico 2025 abre às 14 horas de sexta-feira, dia 21, e fecha as portas da Cordoaria Nacional às 19 horas de domingo, dia 23 de fevereiro. Tanto no sábado como no domingo as portas abrem logo às 10 horas.

Salão Motorclassico

Os bilhetes podem ser adquiridos online, com um preço de 12 euros. As crianças entre os 13 aos 17 anos pagam metade do bilhete.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Adamastor Fúria serão produzidas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Adamastor Furia revelado. Tudo sobre o primeiro superdesportivo português