Notícias O futuro do setor de reparação automóvel em discussão. O que está em causa?

Eventos

O futuro do setor de reparação automóvel em discussão. O que está em causa?

O setor da reparação automóvel está em mudança e os desafios são muitos. O 18.º Encontro Nacional da Reparação Automóvel teve isso em conta.

Mecânico checklist oficina 2018

O futuro do setor da reparação automóvel esteve em discussão no 18.º Encontro Nacional da Reparação Automóvel, promovido pela ANECRA (Associação Nacional Das Empresas Do Comércio e da Reparação Automóvel), no passado dia 29 de março.

O evento decorreu no Hotel Solverde SPA & Wellness, em São Félix da Marinha, Espinho, e reuniu mais de 200 profissionais do setor para debater os principais desafios e oportunidades que moldam o futuro da reparação automóvel em Portugal.

O que foi discutido?

No encontro, foram apresentadas várias conclusões. Alfredo Amaral, CEO da OKIS360, começou por reforçar a urgência da transição energética no setor automóvel, que é responsável por 23% das emissões de CO₂ na União Europeia.

Amaral defendeu que a sustentabilidade não representa um custo, mas sim um investimento estratégico. “Estima-se que cada euro aplicado em mobilidade verde gere quatro euros em retornos socioeconómicos até 2030”, disse.

Roberto Gaspar, secretário-geral da ANECRA, por sua vez, apresentou uma análise detalhada do setor, onde este concluiu “que o setor automóvel se encontra forte e dinâmico, ao mesmo tempo que apresenta excelentes índices de crescimento”.

Para além disto, Roberto Gaspar analisou ainda o valor de mão de obra que, de acordo com dados da ANECRA, teve um aumento generalizado superior a 5% em 2024. Por sua vez, o valor médio da mão de obra nas oficinas independentes continua 40% abaixo do praticado nas marcas e nos concessionários.

Relativamente aos desafios do após-venda, após ter realizado um inquérito, a associação detetou como principais problemas a falta de pessoal qualificado (74%), os custos associados à gestão ambiental (39%) e a concorrência desleal (33%). E evolução técnica das viaturas surge em quarto lugar.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Citroën AX foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal