Notícias Salão de Genebra 2025 cancelado e talvez para sempre

Salão Automóvel

Salão de Genebra 2025 cancelado e talvez para sempre

Os organizadores do Salão de Genebra cancelaram a edição de 2025 e não pretendem trazê-lo de volta, pelo menos em solo europeu.

Salão de Genebra 2019
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O comité organizador do Salão de Genebra anunciou que não haverá edição de 2025, mas também não têm intenções de o trazer de volta no futuro. A edição de 2024 pode muito bem ter sido a última.

A decisão é justificada pelas “incertezas ligadas à indústria automóvel e à erosão da atratividade dos grandes salões europeus”.

Além disso, Alexandre de Senarclens, o presidente da fundação que organiza o salão (vai ser também dissolvida), refere em comunicado mais motivos para extinguir o evento, como a “falta de interesse demonstrada pelos fabricantes no Salão de Genebra num contexto industrial difícil”, a concorrência dos salões de Paris e Munique, “que são favorecidos pelas suas indústrias nacionais”, e “os níveis de investimento necessários para manter um evento deste tipo”.

Continuidade em causa já vem de trás

As dúvidas acerca da continuidade do Salão de Genebra não são de agora e começou por ser colocada em causa em 2020, quando foi cancelado à última hora devido à pandemia do Covid-19. O salão, cuja primeira edição remonta a 1905, só voltou a abrir portas este ano, quatro anos depois.

© Razão Automóvel A Renault foi a grande estrela do Salão de Genebra 2024, provavelmente a última edição de sempre do histórico salão.

Contudo, a edição de 2024 foi um pálido reflexo dos seus tempos de glória, quando atraía meio milhão de visitas por edição.

Houve uma tentativa da organização em reduzir os custos de participação na edição deste ano, mas no final, apenas o Renault Group se fez sentir com todo o seu peso — tendo estreado o Renault 5 e o novo Dacia Duster —, sendo secundado por apenas oito outros construtores.

Foram eles a BYD, que levou também as suas marcas Denza e Yangweng, a SAIC levou a conhecida MG e a estreante IM, a norte-americana Lucid e a Pininfarina.

Nova vida no Qatar

Após o cancelamento do Salão de Genebra em 2020, o primeiro «sinal de vida» de que regressaria aconteceu em 2023, mas não da forma esperada. Os organizadores mudaram-se de «armas e bagagens» para o Qatar, onde se realizou o primeiro Geneva International Motor Show Qatar, em novembro desse ano.

Salão de Genebra 2024 MG3. Quase 200 cv para o novo utilitário híbrido que está a caminho de Portugal

Agora, apesar do Salão de Genebra, em Genebra (Suíça) estar indefinidamente terminado, continuará a realizar-se no Qatar, com nova edição prevista para novembro de 2025.

“É gratificante perceber que os salões automóveis continuam a ser atrativos para as marcas em diferentes partes do mundo e que o Salão Internacional de Genebra reforçou o seu apelo no Médio Oriente.”

Sandro Mesquita, CEO do Salão Automóvel de Genebra