Notícias Próxima Gigafactory da Tesla poderá nascer na Península Ibérica

Indústria

Próxima Gigafactory da Tesla poderá nascer na Península Ibérica

A próxima Tesla Gigafactory poderá ficar mais próxima de nós. Mas, não será em Portugal e sim em Valência, Espanha.

Tesla Gigafactory Shanghai
© Tesla

Tudo indica que a Tesla está em negociações com o governo regional de Valência, em Espanha, com o objetivo de construir uma nova Gigafactory.

A realizar-se representa um investimento que pode superar os 4,5 mil milhões de euros.

A empresa de Elon Musk terá assim uma melhor capacidade de resposta no mercado europeu que, até agora, inclui apenas a fábrica de Berlim, inaugurada no ano passado, onde produz o Model Y.

Tesla Gigafactory Freemont
© Tesla

Na última conferência anual de acionistas da Tesla, Elon Musk destacou o seu ambicioso objetivo de vender 20 milhões de Tesla por ano.

Para que isso aconteça, é necessário que a Tesla consiga construir Gigafactory após Gigafcatory ao longo dos próximos anos, para assegurar essa capacidade de produção.

Se as negociações com a Generalitat Valenciana chegarem a bom termo, a cidade espanhola tornar-se-á o principal centro da indústria automóvel em Espanha. Afinal, nesta região, já há outros fabricantes a marcar presença.

Entre eles, está a Volkswagen, com a sua fábrica de baterias prevista para entrar em funcionamento em 2026. Há ainda a fábrica da Ford, na zona de Almussafes, a sul de Valência, que se está a preparar para a produção de automóveis elétricos na próxima década.

Caso a Tesla se decida por Valência, será bastante importante para consolidar esta região como um importante hub para a mobilidade elétrica no mercado europeu.

Os 20 milhões de Tesla por ano

Vinte milhões de automóveis produzidos a cada ano por um só construtor é um número que roça o inacreditável. Atualmente o construtor que mais automóveis produz no planeta é a Toyota, com metade desse valor.

Para superar estas 10 milhões de unidades, é necessário considerar todas as marcas do grupo, todos os seus modelos e a sua presença, que se estende a praticamente todos os mercados do mundo.

Tesla Roadster 3/4 traseira
© Tesla Tesla Roadster

Quanto à Tesla, a sua presença estende-se atualmente a três continentes e a seis fábricas, cinco delas em tamanho «Giga». Contudo, a sua capacidade de produção anual ainda se encontra abaixo dos dois milhões de unidades.

Destas, 750 mil são produzidas em Xangai (China). Esta Gigafactory está em fase de expansão e o objetivo é superar um milhão de unidades produzidas anualmente.

Em solo europeu, para já, contamos apenas com a Gigafactory de Berlim, que representou um investimento próximo dos cinco mil milhões de euros. Esta fábrica tem uma capacidade de produção anual a rondar as 250 mil unidades, mas o objetivo é que este valor aumente nos próximos anos.

A próxima Gigafactory Tesla do «velho continente» poderá nascer em Valência. Há, no entanto, outras possibilidades: Elon Musk vai-se reunir com o Presidente Francês, Emmanuel Macron, hoje, em França.

Além do encontro com o presidente francês, Elon Musk reuniu-se ontem com Giorgia Meloni, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, também com o intuito de sondar a localização de mais uma Gigafactory.

E Portugal? Será que, um dia, vamos conseguir ter uma Gigafactory da Tesla nosso país?