Notícias Este Mercedes-Benz 190E (W201) vale mais de 700 mil euros

Restomod

Este Mercedes-Benz 190E (W201) vale mais de 700 mil euros

Em vez de modificarem um Mercedes-Benz 190, a HWA optou por construir um EVO (quase) de raíz. O resultado é incrível, mas não é para todos.

HWA 190E EVO II - 3/4 de frente
© HWA

Uns meses depois de a marca nos ter mostrado o seu projeto, a primeira unidade do HWA EVO, produzido com base num Mercedes-Benz 190E, já foi apresentado à imprensa.

Visualmente, parece uma espécie de versão «Cyberpunk» do original Mercedes-Benz 190E 2.5-16 EVO II, com grupos óticos mais sofisticados em LED e apêndices aerodinâmicos ainda mais evidenciados.

Por baixo de tudo isto, no entanto, está uma verdadeira obra-prima de engenharia, da qual, apenas o chassis é proveniente de um «verdadeiro» Mercedes-Benz 190E.

O motor do HWA EVO, por exemplo, é proveniente da Mercedes-Benz, mas é um 3,0 V6 Biturbo, em vez do original 2,5 de quatro cilindros desenvolvido com a ajuda da Cosworth.

Na sua especificação base, tem uma potência máxima de 450 cv e 550 Nm de binário mas, em opção, a potência pode passar para os 500 cv, se for adicionado um Performance Package.

A tração é feita apenas nas rodas traseiras, com a ajuda de uma caixa de velocidades manual de seis relações e de um veio de transmissão em fibra de carbono.

Aliás, a extensiva presença de fibra de carbono no HWA EVO, que inclui os painéis da carroçaria, deu uma enorme contribuição para se obter um peso total de 1350 kg.

Para fazer a ligação ao solo, a HWA optou por uma suspensão de triângulos sobrepostos em ambos os eixos e amortecedores ajustáveis eletronicamente. As jantes são de 19″ no eixo dianteiro e de 20″ no eixo posterior, com pneus desportivos.

Em termos de prestações, a marca revela apenas que o HWA EVO consegue alcançar os 270 km/h de velocidade máxima.

A bordo, está presente uma célula de segurança perfeitamente integrada no conjunto, mas de forma a que possam estar presentes quatro assentos mais desportivos da Recaro.

HWA EVO terá produção (muito) limitada

Segundo a HWA, serão produzidas apenas 100 unidades deste EVO, sendo que a primeira — com o chassis #000 — vai ser vendida em leilão já no próximo mês.

As restantes unidades vão começar a ser entregues aos seus proprietários a partir do início de 2025. Pelo menos, a todos aqueles que estejam dispostos a pagar mais de 714 mil euros por este Mercedes-Benz 190 mais especial — antes de impostos, claro.

Para compensar este valor, no entanto, o HWA EVO inclui um sistema de som com navegação integrada, vidros elétricos e um painel de instrumentos digital. Além de uma garantia de 12 meses ou 20 mil km.