Notícias ACP diz lamentar que o IUC não seja extinto

Impostos

ACP diz lamentar que o IUC não seja extinto

As regras do pagamento do IUC vão mudar a partir de 2026. O ACP já reagiu lamentado que o imposto não tenha sido extinto.

2ª Circular

O Automóvel Club de Portugal (ACP) já reagiu às novas regras de pagamento do IUC (Imposto Único de Circulação) e, se por um lado “acolheu positivamente a alteração”, por outro “lamenta que este imposto não seja extinto”.

Segundo a instituição, alterar a data de pagamento do IUC, ao mesmo tempo que permite a divisão em prestações para valores superiores a 100 euros, “é um passo positivo para simplificar a vida dos contribuintes”.

jonathan law

Contudo, embora o ACP tenha visto estas novas regras como algo positivo, a instituição não conseguiu “deixar de lamentar que não seja extinto mais este imposto que prejudica milhões de contribuintes, em especial as pequenas e médias empresas, bem como os particulares com menores rendimentos”.

Como pode ler-se no comunicado, o ACP culpa este imposto pelo envelhecimento do parque automóvel — um dos que tem a idade média mais elevada na Europa —, bem como pelo aumento da sinistralidade, que regrediu a números de 2014.

“O setor automóvel continua a ser uma das maiores fontes de financiamento do Orçamento do Estado, através da cobrança de inúmeros impostos injustos, constituindo uma carga fiscal demasiado pesada para uma ferramenta essencial para a vida diária de milhões de portugueses”, concluiu.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro carro da história a utilizar um sistema start-stop?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O sistema START-STOP já era utilizado pelo FIAT Regata ES em…1982!