Notícias Gasolina é para continuar. Alfa Romeo já não será 100% elétrica

Indústria

Gasolina é para continuar. Alfa Romeo já não será 100% elétrica

A Alfa Romeo junta-se ao rol de marcas que vão dar um passo atrás na eletrificação total. O futuro será multienergias.

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, traseira 3/4
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O plano estava traçado: a partir de 2025 todos os Alfa Romeo novos deveriam ser exclusivamente 100% elétricos e, a partir de 2027, deixaria de haver alfas com motor a combustão à venda.

Já não será assim. Chris Feuell, o diretor-executivo da marca italiana na América do Norte, confirmou a mudança de estratégia no NADA Show (evento especializado para concessionários), que ocorreu no último fim de semana (24-26 de janeiro), em Nova Orleães (EUA).

Chris Feuell, que assumiu a liderança da marca no mercado norte-americano apenas em dezembro, confirmou aos jornalistas no evento o abandono do plano de tornar a Alfa Romeo totalmente elétrica em 2027. O futuro será multinenergias.

“A maior mudança nos nossos planos de produto e tecnologia é a transição de uma estratégia exclusivamente elétrica para uma abordagem multienergia”.

Chris Feuell, CEO Alfa Romeo América do Norte

Em declarações posteriores feitas à Automotive News, Feuell disse que para a rede de 110 concessionários que têm nos EUA “seria muito difícil sobreviverem com um portefólio só de 100% elétricos”.

A Alfa Romeo junta-se a muitos outros construtores que deram um passo atrás nos seus planos de eletrificação, desde a Porsche à Volvo. A eletrificação hesitante na Europa e também na América do Norte estão a obrigar praticamente todos os construtores a reverem os seus planos.

Mudança não é só para a América do Norte

Ainda que as declarações do diretor-executivo da Alfa Romeo da América do Norte sejam direcionadas, previsivelmente, para o mercado norte-americano, também abrem novas possibilidades para o mercado europeu.

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, frente 3/4
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel O sucessor do Stelvio chega este ano e já não será exclusivamente 100% elétrico.

O Junior serve de exemplo sobre o que esperar dos próximos lançamentos da marca italiana. O mais pequeno dos Alfa Romeo está disponível com versões elétricas e a combustão (mild-hybrid).

Para 2025, a grande novidade da Alfa Romeo será o sucessor do Stelvio. Estava previsto inicialmente que o SUV fosse exclusivamente elétrico. Agora, e até tendo em conta a importância deste modelo para a viabilidade da marca no mercado norte-americano, deverá também equipar motorizações a combustão.

Fica por saber que motorizações serão. Sabe-se que o sucessor do Stelvio assentará sobre a plataforma SLTA Large — a mesma que equipa o Dodge Charger e o Jeep Wagoneer S.

No caso do Charger, além da variante 100% elétrica, há uma a combustão, cujo motor tem um nome que só os americanos poderiam dar: Hurricane (furacão). Trata-se de um seis cilindros em linha com 3,0 l que, na sua configuração mais potente, ultrapassa os 550 cv.

Será que o veremos no sucessor do Alfa Romeo Stelvio?