Notícias Audi vai mudar o nome dos seus modelos. Nós explicamos

Indústria

Audi vai mudar o nome dos seus modelos. Nós explicamos

A Audi quis separar os modelos elétricos dos a combustão dando-lhes designações diferentes. Agora dá um passo atrás, atendendo aos pedidos dos clientes e distribuidores.

Audi A5 Avant
© Audi

Em 2023, a Audi alterou a nomenclatura dos seus modelos diferenciando os que eram elétricos dos que tinham motores a combustão: aos primeiros eram dados números pares e aos segundos números ímpares.

Foi por isso que o sucessor direto do Audi A4 passou a chamar-se A5, com o nome A4 a ficar reservado apenas para o futuro modelo elétrico.

Esta mudança não conquistou muitos fãs entre os clientes da Audi, que a consideraram confusa e pouco intuitiva. Por isso, o fabricante alemão deu este passo atrás, voltando ao esquema anterior.

Assim, a Audi regressa ao esquema alfanumérico conhecido, onde o algarismo “passará a representar, de forma unificada e transparente, o tamanho e o posicionamento de cada modelo a nível global”, como se pode ler no comunicado da Audi.

“Esta decisão é o resultado de discussões intensivas e segue os desejos dos nossos clientes, bem como o feedback dos nossos concessionários internacionais.”

Marco Schubert membro do Conselho de Administração de Vendas e Marketing da AUDI AG.

O que muda?

Não muda muita coisa. A letra “A” continuará a estar associada às berlinas, carrinhas e outras tipologias baixas, enquanto a letra “Q” continuará a estar associada aos SUV.

Os números, por sua vez, passam a indicar apenas o tamanho e o posicionamento, como acontecia antes, independentemente do tipo de motorização.

É por isso que o primeiro modelo a refletir esta mudança será o novo Audi A6… a combustão — a revelação será no próximo dia 4 de março.

foto-espia Audi A6 2025
© Razão Automóvel O futuro Audi A6 a combustão já não se vai chamar A7.

Recordamos que, de acordo com o esquema que agora acaba, a designação A6 deveria ser exclusiva do 100% elétrico — que já está disponível em Portugal e foi conduzido por nós.

O A6 a combustão estava previsto chamar-se A7, mas já não vai ser assim e manterá a designação pelo qual é conhecido há 30 anos. Assim, vamos ter Audi A6 a combustão, híbridos e elétricos.

A diferenciação entre as várias motorizações será feita pelas designações já conhecidas: e-tron (elétrico); TFSIe (Híbrido Plug-in); TFSI (gasolina) e TDI (Diesel).

Esta mudança vai-se aplicar apenas a novos modelos. Os modelos que foram lançados sob o antigo esquema vão manter as nomenclaturas atuais.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Puma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?