Notícias Bentley deixa W12 por motorização que não gasta gasolina durante 80 km

Motores

Bentley deixa W12 por motorização que não gasta gasolina durante 80 km

O exclusivo Batur Convertible foi o último Bentley equipado com o icónico motor W12. Fique a conhecer o motor que vai tomar o seu lugar.

Bentley Flying Spur
e

A Bentley acaba de dizer adeus à motorização mais nobre que tinha no seu catálogo: o icónico motor W12 biturbo com 6,0 l de capacidade.

O fabricante sediado em Crewe, no Reino Unido, confirmou que vai deixar de produzir o motor W12 e substituí-lo por uma motorização híbrida plug-in, que terá por base um V8.

Pode ter menos cilindros, mas será a sua motorização mais potente de sempre, tendo sido avançados “mais de 750 cv” e até 80 km de autonomia em modo 100% elétrico.

Contas feitas, isto representa um incremento de, pelo menos, 91 cv face ao motor W12 que a marca britânica usava no Flying Spur e nas versões Speed do Continental GT e GTC.

Ainda este ano, estes três modelos vão receber a nova motorização híbrida plug-in com motor V8. Porém, no caso do Flying Spur, continuará a estar disponível a variante híbrida plug-in que tem por base um bloco V6 e que nós já conduzimos:

Esta nova motorização híbrida plug-in vai dar início à próxima fase da ofensiva Beyond 100 da Bentley, que prevê uma oferta híbrida para todos os modelos da marca britânica.

A somar a isso, importa notar que este anúncio chega pouco depois do reajustamento que marca efetuou aos seus planos de eletrificação. A revelação do seu primeiro elétrico foi adiada um par de anos — chega às estradas no início 2027 —, ao mesmo tempo que vai reforçar a sua aposta nos híbridos.

Algo que Adrian Hallmark, o antigo diretor-executivo da Bentley (agora na Aston Martin), nos confirmou em entrevista no início deste ano.

Na mesma conversa, Hallmark confirmou que de 2027 em diante, até 2031, o plano é apresentar cinco novos modelos puramente elétricos. Ainda que, segundo o próprio, “vamos acabar por manter os híbridos em comercialização por mais algum tempo, até 2032”.

“Mas a partir daí (2032) esperamos que todos os novos modelos da Bentley Motors sejam puramente elétricos”, rematou Hallmark.