Notícias “Denza Z9 GT é dez vezes melhor do que a concorrência” diz CEO

Indústria

“Denza Z9 GT é dez vezes melhor do que a concorrência” diz CEO

Com quase 1000 cv e design arrojado, o Z9 GT é a aposta da Denza para abrir caminho no exigente mercado europeu… Mas 10 vezes melhor que a concorrência?

© Denza

A Denza é a marca premium da BYD e foi recentemente apresentada ao público europeu, em Milão. A sua chegada ao mercado vai acontecer este ano com dois modelos: o D9, um MPV de luxo; e o Z9 GT, uma shooting brake elétrica que está a concentrar todas as atenções.

As expectativas em torno da marca são elevadas e a ambição também. A vice-presidente executiva da BYD, Stella Li — foi a personalidade do ano pelos World Car Awards —, mostra-se confiante no sucesso da Denza na Europa.

Denza Z9 GT, traseira 3/4
© BYD O Denza Z9 GT é um «monstro» com três motores elétricos e números arrebatadores: 710 kW (965 cv) e 1355 Nm.

O seu entusiasmo não podia ser maior, sobretudo, em relação ao Z9 GT, que será o primeiro a chegar ao mercado. Repare-se nas suas declarações à CAR Magazine:

“Este carro (Z9 GT) é realmente 10 vezes melhor que a concorrência. Nós temos características únicas que as marcas tradicionais não têm”.

Stella Li, vice-presidente executiva da BYD

A concorrência são, sobretudo, os construtores premium alemães e, no caso particular do Z9 GT, aponta diretamente a modelos como o Porsche Taycan e o Audi e-tron GT.

Quanto às características únicas são, sobretudo, do foro tecnológico. O Denza Z9 GT recorre à e-Platform 3.0 Evo, que integra a tecnologia Cell-to-Body (células da bateria passam a fazer parte da estrutura do carro) e as baterias Blade (química LFP).

Além disso, também integra a tecnologia que permite rodar 360º e andar «à caranguejo», como pode ver abaixo:

Características que ajudam Li a justificar a decisão de selecionar o Z9 GT como o porta-estandarte da Denza: “os compradores vão encontrar no Z9 GT um apelo distinto e único. Este modelo representa na perfeição a visão da Denza. É a escolha ideal para marcar a nossa chegada à Europa”.

O que também justifica o facto de não ser um SUV: “o Z9 GT é o modelo certo para mostrar o que temos para oferecer em tecnologia, design e inovação”, concluiu.

Próximos passos

O lançamento oficial da Denza na Europa está previsto para o final deste ano, com a estreia do Z9 GT e, posteriormente, do D9. Depois é que chegarão os SUV, que deverão ser dois. Em 2026 será adicionada uma variante híbrida plug-in do Z9 GT.

Todos os Denza serão produzidos na China e exportados para o mercado europeu, pelo que serão afetados pelas tarifas europeias adicionais contra os elétricos importados da China.

Denza D9
O Denza D9 vai ser o segundo modelo da marca a ser comercializado na Europa.

Atualmente, a Denza representa cerca de 3% das vendas globais da BYD, mas esse número deverá crescer à medida que a marca conquista novos mercados.

“Quando lançarmos a Denza é muito importante, não só contar a história, mas também prestar atenção aos detalhes – e o serviço será muito melhor”, concluiu Li à CAR.

Recordamos que o nascimento da Denza em 2011 deveu-se a uma joint venture entre a BYD e a Mercedes-Benz. Só que o ano passado os alemães decidiram sair, dando controlo total à BYD. Agora, a Denza entra no mercado europeu para enfrentar marcas como… a Mercedes-Benz.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima (kW) anunciada para o Denza N7 no Salão de Genebra 2024?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Denza N7 é um «BYD de luxo» carregado de tecnologia
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Denza N7 é um «BYD de luxo» carregado de tecnologia