Notícias Chinesa BYD já escolheu local para a sua primeira fábrica na Europa

Indústria

Chinesa BYD já escolheu local para a sua primeira fábrica na Europa

A BYD vai ser a primeira marca chinesa a abrir uma fábrica de automóveis ligeiros elétricos na Europa, mas ainda não disse que modelo vai produzir.

Sabíamos que era uma questão de tempo até uma marca chinesa anunciar a construção de uma fábrica de automóveis ligeiros na Europa: a BYD é a primeira a fazê-lo.

O anúncio foi feito através de um comunicado oficial, indicando, desde logo, a sua localização: Szeged, no sul da Hungria. No entanto, ainda não se sabe quais os modelos que aqui irão ser produzidos.

fábrica BYD
© BYD Fábrica BYD

Por enquanto a BYD não avançou com números concretos sobre a sua nova fábrica. O gigante chinês apenas diz que a nova fábrica será construída por fases, estando previstos a criação de “milhares de novos postos de trabalho”, ao mesmo tempo que vai ajudar a “melhorar a economia local”.

A BYD, que criou a iniciativa Cool the Earth 1 ℃ (Arrefecer a terra 1 ℃), espera com isto “acelerar o ritmo da transição elétrica na Europa, aprofundar a sua estratégia de globalização e promover a transformação verde da estrutura energética global.”

Relembre que a marca chinesa já possui uma fábrica de autocarros elétricos também neste país, em Komárom, perto da fronteira com a Eslováquia, que foi inaugurada em 2016.

A BYD já conta com 230 pontos de venda nos 19 países europeus onde está presente. A gama é composta por cinco modelos: Han, Tang, Atto 3, Seal, e Dolphin. A BYD prevê o lançamento de três novos modelos nos próximos 12 meses.

Ambição não falta à BYD na sua expansão europeia: a marca chinesa quer uma quota de 10% do mercado de automóveis elétricos europeu até ao final da década.