Notícias Próximo elétrico da Toyota vai ser fornecido pela Suzuki

Indústria

Próximo elétrico da Toyota vai ser fornecido pela Suzuki

A parceria entre a Suzuki e a Toyota aprofunda-se com o anúncio do fornecimento do primeiro modelo 100% elétrico entre os dois construtores.

© Toyota

Não é novidade nenhuma que a Suzuki vende modelos que são da Toyota, onde apenas o símbolo parece mudar. E o inverso é também verdade. Faz tudo parte de uma parceria iniciada em 2016 que abrange várias áreas, em que o fornecimento de modelos entre os dois construtores é a parte mais visível.

A parceria é agora aprofundada, com o anúncio do fornecimento do primeiro modelo 100% elétrico entre as duas empresas. Neste caso, será a Suzuki a desenvolver e a fornecer este modelo à Toyota e já sabemos de que se trata.

Aliás, a Toyota já tinha revelado o novo SUV elétrico sob a forma de protótipo — o Urban SUV Concept — há mais ou menos um ano e nós tivemos oportunidade de o conhecer ao vivo:

“Vamos fornecer o nosso primeiro elétrico à Toyota a nível mundial. Estou grato pelo facto de a colaboração entre as duas empresas se ter aprofundado desta forma.”

Toshihiro Suzuki, Presidente da Suzuki

O que já sabemos?

Agora o que ficámos a saber é que a versão de produção do Toyota Urban SUV Concept está a ser desenvolvida pela Suzuki e terá como ponto de partida aquele que será o primeiro SUV 100% elétrico da marca, o eVX.

O Suzuki eVX foi revelado originalmente como protótipo no início de 2023, e em outubro desse ano (Salão de Tóquio) ficámos a conhecer um segundo protótipo, muito mais próximo da realidade de produção.

Quando o comparamos com o Toyota Urban SUV Concept não é difícil encontrarmos semelhanças. Não só pelas dimensões e proporções, como por alguns traços estilísticos idênticos — repare-se, por exemplo, na forma como a janela da porta traseira está truncada.

O que fica por saber são as especificações finais. O protótipo deu-se a conhecer com uma bateria de 60 kWh, suficientes para uma autonomia de 500 km, mas ainda não há confirmação se esta opção chegará à linha de produção. O único dado confirmado para os modelos de produção de ambas as marcas é que teremos versões com duas e quatro rodas motrizes.

A produção dos dois novos SUV 100% elétricos da Suzuki e Toyota vai arrancar na primavera de 2025, e será feita pela Suzuki Motor Gujarat, na Índia. Serão modelos globais, estando prevista a comercialização no Japão, Índia, Europa, África e Médio Oriente.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Daihatsu Charada GTti?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Daihatsu Charade GTti, o mil mais temido